O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camerini, Emili
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sumiya, Alberto, Pavesi, Eloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223925
Resumo: Artigo apresentado na forma de "banner" na Primeira Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos
id UFSC_e1836621e393c20dccdfb6164b86dc14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223925
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversalMetodologia de ensinoBioquímicaMetabolismoInstrução entre paresArtigo apresentado na forma de "banner" na Primeira Mostra Científica e Tecnológica da UFSC CuritibanosA disciplina de Bioquímica é obrigatória nas primeiras fases dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Normalmente os estudantes enfrentam dificuldades com o conteúdo dessa disciplina, resultando em alto índice de reprovação e desinteresse na busca do conhecimento nessa área. O objetivo desse projeto foi promover a melhora da aprendizagem utilizando metodologias ativas. Assim, durante o primeiro e segundo semestre de 2019, foram realizadas atividades de ensino desenvolvidas por meio de trabalhos em equipes utilizando a Instrução entre Pares e Aprendizado Baseado em Problemas com os temas considerados mais difíceis em semestres anteriores. Como critério de acompanhamento da disciplina aplicou-se um formulário eletrônico de pesquisa. Responderam ao formulário 47 estudantes, onde a maioria (85,7%) afirmou ter tido contato com esse conteúdo pela primeira vez, mas consideram (71,4%) que o desempenho em química e biologia no Ensino Médio estaria entre 7-9. Com relação as dificuldades encontradas em Bioquímica, os assuntos considerados “difícil” foi o ciclo de Krebs (2 a cada 8) e cadeia respiratória (2 a cada 7). Foi perguntado sobre o aproveitamento em sala de aula em diferentes metodologias de ensino e a maioria respondeu que obteve melhor aproveitamento durante a realização de trabalho em grupo (33,3%) e nas discussões de questões por Instrução entre Pares (23,8%). Esse trabalho demonstrou que a utilização de metodologias ativas no ensino de Bioquímica, produziu maior participação e interesse pelo conteúdo ministrado.2021-05-26T03:20:17Z2021-05-26T03:20:17Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223925Camerini, EmiliSumiya, AlbertoPavesi, Eloisaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T03:20:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223925Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-26T03:20:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
title O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
spellingShingle O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
Camerini, Emili
Metodologia de ensino
Bioquímica
Metabolismo
Instrução entre pares
title_short O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
title_full O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
title_fullStr O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
title_full_unstemmed O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
title_sort O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
author Camerini, Emili
author_facet Camerini, Emili
Sumiya, Alberto
Pavesi, Eloisa
author_role author
author2 Sumiya, Alberto
Pavesi, Eloisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camerini, Emili
Sumiya, Alberto
Pavesi, Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de ensino
Bioquímica
Metabolismo
Instrução entre pares
topic Metodologia de ensino
Bioquímica
Metabolismo
Instrução entre pares
description Artigo apresentado na forma de "banner" na Primeira Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26T03:20:17Z
2021-05-26T03:20:17Z
2021-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223925
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123090452480