O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversal
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223925 |
Resumo: | Artigo apresentado na forma de "banner" na Primeira Mostra Científica e Tecnológica da UFSC Curitibanos |
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O aprendizado de bioquímica por meio de metodologias ativas: um estudo transversalMetodologia de ensinoBioquímicaMetabolismoInstrução entre paresArtigo apresentado na forma de "banner" na Primeira Mostra Científica e Tecnológica da UFSC CuritibanosA disciplina de Bioquímica é obrigatória nas primeiras fases dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Normalmente os estudantes enfrentam dificuldades com o conteúdo dessa disciplina, resultando em alto índice de reprovação e desinteresse na busca do conhecimento nessa área. O objetivo desse projeto foi promover a melhora da aprendizagem utilizando metodologias ativas. Assim, durante o primeiro e segundo semestre de 2019, foram realizadas atividades de ensino desenvolvidas por meio de trabalhos em equipes utilizando a Instrução entre Pares e Aprendizado Baseado em Problemas com os temas considerados mais difíceis em semestres anteriores. Como critério de acompanhamento da disciplina aplicou-se um formulário eletrônico de pesquisa. Responderam ao formulário 47 estudantes, onde a maioria (85,7%) afirmou ter tido contato com esse conteúdo pela primeira vez, mas consideram (71,4%) que o desempenho em química e biologia no Ensino Médio estaria entre 7-9. Com relação as dificuldades encontradas em Bioquímica, os assuntos considerados “difícil” foi o ciclo de Krebs (2 a cada 8) e cadeia respiratória (2 a cada 7). Foi perguntado sobre o aproveitamento em sala de aula em diferentes metodologias de ensino e a maioria respondeu que obteve melhor aproveitamento durante a realização de trabalho em grupo (33,3%) e nas discussões de questões por Instrução entre Pares (23,8%). Esse trabalho demonstrou que a utilização de metodologias ativas no ensino de Bioquímica, produziu maior participação e interesse pelo conteúdo ministrado.2021-05-26T03:20:17Z2021-05-26T03:20:17Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223925Camerini, EmiliSumiya, AlbertoPavesi, Eloisaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T03:20:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223925Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-26T03:20:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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