Análise de acessibilidade: aplicação parcial do modelo SICOGEA em um Centro de Ensino de uma Instituição Federal de Ensino
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166678 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
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Análise de acessibilidade: aplicação parcial do modelo SICOGEA em um Centro de Ensino de uma Instituição Federal de EnsinoAcessibilidadeInstituições de Ensino Federal de EnsinoPortadores de Necessidades EspeciaisTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEsta monografia tem como objetivo geral verificar a acessibilidade aos acadêmicos com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida em um Centro de Ensino de uma Instituição Superior Federal de Ensino. Para atender a este objetivo têm-se os seguintes objetivos específicos: verificar a existência de portadores de alguma deficiência ou com mobilidade reduzida; verificar a sustentabilidade sobre a acessibilidade com um (a) portador (a) de deficiência e propor um plano resumido de gestão – 5W2H, para as questões deficitárias. O 5W2H é uma ferramenta de gestão objetiva e consiste na resposta de sete perguntas para as questões deficitárias. Ressalta-se que pode ser utilizada para a tomada de decisão quanto à problemática encontrada após o cálculo de sustentabilidade. A metodologia quanto aos objetivos é descritiva e exploratória. No que se refere aos procedimentos técnicos trata-se de um estudo de caso. A abordagem do problema caracteriza-se como qualitativa. No final conclui-se que a sustentabilidade global sobre a acessibilidade obteve o índice de 48,8%, considerada “regular”, ou seja, “atende somente a legislação”. Assim, entende-se que as pessoas, de acordo com a legislação no Brasil, têm direito a estudar e todas as instituições precisam proporcionar condições de acesso e utilização dos ambientes para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. Como um processo de melhoria contínua, no 5W2H sugere-se como uma das ações: ampliação do número de banheiros para acessibilidade dentro do que prevê a legislação.This work has the general objective to verify the accessibility to scholars with a disability or reduced mobility in a teaching center of a Higher Federal Teaching Institution. To meet this goal, there are this specific objectives: Check for people with disabilities or reduced mobility; Verify the sustainability of accessibility with a disabled and propose a summary management plan - 5W2H for the deficit issues. The 5W2H is an objective management tool and consists of seven questions to answer to the deficit issues. It is noteworthy that can be used for decision making about issues found after the calculation of sustainability. The methodology of the aims is descriptive and exploratory. With regard to the technical procedures this is a case study. The approach to the problem is characterized as qualitative. In the end it was concluded that the overall sustainability of the accessibility obtained the 48.8% rate, considered "regular", "only serves legislation". Thus, it is understood that people according to the law in Brazil have the right to study and all institutions need to provide access and use of environments for people with disabilities or reduced mobility. As a process of continuous improvement the 5W2H suggests as one of the actions: increasing the number of restrooms for accessibility within what the law provides. The study covers analysis of the ten dimensions for evaluation of courses by INEP.Florianópolis - Santa CatarinaPfitscher, Elisete DahmerBelab, Andressa BregaldaUniversidade Federal de Santa Catarina.Freitas, Karla Edite Pino2016-08-18T21:19:40Z2016-08-18T21:19:40Z2016-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.35 Fls.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166678porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T21:19:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166678Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-18T21:19:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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