O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Valdemir daFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-20T20:06:49Z2012-10-20T20:06:49Z20032003195203http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, tendo como suporte a grande evolução tecnológica nos meios de produção e principalmente nas comunicações, vem alterando profundamente o modo de vida das pessoas. A evolução tecnológica é constante, em todas as áreas da atividade humana, portanto é necessário que o profissional se atualize constantemente. A escola e toda a comunidade escolar deverá adaptar-se as mudanças que o novo milênio impõe. A presente dissertação propõe despertar o profissional de educação para o seu fazer pedagógico. E avaliar as possibilidades do uso computador na educação, através da análise de um software - Bioquímica Educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Para analisarmos o fazer pedagógico do profissional de educação (em especial, o professor) partimos de uma questão epistemológica - a concepção de conhecimento - que cada profissional tem inserida em sua prática pedagógica. Assim definimos duas categorias de professores: Professores praticante e Professores aprendentes, que trazem a concepção de que o conhecimento é um produto acabado, ou, o processo em constante auto-organização; respectivamente. A avaliação as possibilidades do uso computador na educação, em especial do software educativo, é feita através da análise do software - Bioquímica educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Fazemos a caracterização dos diversos tipos de softwares e uma discussão da aplicabilidade do software, bem como a relação dos professores com a tecnologia.94 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoCiênciaEnsino auxiliado por computadorBiologiaEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalProfessores -FormaçãoO uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL195203.pdfapplication/pdf1154286https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85561/1/195203.pdf578a7531d3afcf5bef1fd2998c862c62MD51TEXT195203.pdf.txt195203.pdf.txtExtracted Texttext/plain149851https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85561/2/195203.pdf.txtf0a3d0d118aa0ba589f767f88fd735f9MD52THUMBNAIL195203.pdf.jpg195203.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85561/3/195203.pdf.jpg0c9d26d9b9bc9f8b31885e9a5590f128MD53123456789/855612013-05-03 08:00:05.599oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:00:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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