O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdemir da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_e21001f1b64f385fc32b948c2db9c46d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85561
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologiaEngenharia de produçãoCiênciaEnsino auxiliado por computadorBiologiaEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, tendo como suporte a grande evolução tecnológica nos meios de produção e principalmente nas comunicações, vem alterando profundamente o modo de vida das pessoas. A evolução tecnológica é constante, em todas as áreas da atividade humana, portanto é necessário que o profissional se atualize constantemente. A escola e toda a comunidade escolar deverá adaptar-se as mudanças que o novo milênio impõe. A presente dissertação propõe despertar o profissional de educação para o seu fazer pedagógico. E avaliar as possibilidades do uso computador na educação, através da análise de um software - Bioquímica Educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Para analisarmos o fazer pedagógico do profissional de educação (em especial, o professor) partimos de uma questão epistemológica - a concepção de conhecimento - que cada profissional tem inserida em sua prática pedagógica. Assim definimos duas categorias de professores: Professores praticante e Professores aprendentes, que trazem a concepção de que o conhecimento é um produto acabado, ou, o processo em constante auto-organização; respectivamente. A avaliação as possibilidades do uso computador na educação, em especial do software educativo, é feita através da análise do software - Bioquímica educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Fazemos a caracterização dos diversos tipos de softwares e uma discussão da aplicabilidade do software, bem como a relação dos professores com a tecnologia.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Valdemir da2012-10-20T20:06:49Z2012-10-20T20:06:49Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis94 f.| il., tabs.application/pdf195203http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T11:00:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85561Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:00:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
title O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
spellingShingle O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
Silva, Valdemir da
Engenharia de produção
Ciência
Ensino auxiliado por computador
Biologia
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores -
Formação
title_short O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
title_full O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
title_fullStr O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
title_full_unstemmed O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
title_sort O uso do software como recurso didático no ensino de ciências e biologia
author Silva, Valdemir da
author_facet Silva, Valdemir da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdemir da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ciência
Ensino auxiliado por computador
Biologia
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores -
Formação
topic Engenharia de produção
Ciência
Ensino auxiliado por computador
Biologia
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T20:06:49Z
2012-10-20T20:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 195203
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561
identifier_str_mv 195203
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652036525260800