Automação da Identificação de UI Design Patterns a partir de Wireframes utilizando Machine Learning
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228238 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
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Automação da Identificação de UI Design Patterns a partir de Wireframes utilizando Machine LearningApp Inventorwireframedesign de interface de usuárioUI design patternTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.A popularização dos smartphones está mudando o dia a dia das pessoas de diversas formas, proporcionando acesso à internet na palma da mão em qualquer lugar. Diante disso, a demanda por aplicativos para estes dispositivos vêm crescendo juntamente com esta popularização. Durante o processo de desenvolvimento de um aplicativo, é necessário projetar e criar interfaces gráficas nas quais o usuário irá interagir com as funções criadas, enviando e recebendo informações. Esta etapa é importante para o sucesso de um aplicativo, porém executada de forma manual demanda um esforço considerável. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um protótipo para suporte a melhoria de design de interfaces gráficas para Android criadas com App Inventor, utilizando UI design patterns. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de classificação de wireframes em relação a um grupo de UI design patterns comuns à maioria dos aplicativos. O modelo construído utilizando ResNet50 atingiu 90% de acurácia, recall e F1-Score na classificação de wireframes em 7 conjuntos de UI Design Patterns. Esta predição poderá ser utilizada como base para realizar sugestões ao design de UIs em desenvolvido. Tais sugestões poderiam ajudar que a interface esteja embasada em conceitos e diretrizes reconhecidos, trazendo familiaridade e robustez. Desta forma contribuindo com a qualidade de design das interfaces dos apps criados com App Inventor e contribuindo ao processo de aprendizagem do estudante em relação a UI na aplicação educacional.Florianópolis, SCGresse von Wangenheim, ChristianeHauck, Jean Carlo RossaUniversidade Federal de Santa CatarinaKreuch, Eduardo Schmitt2021-09-28T08:48:21Z2021-09-28T08:48:21Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis109application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228238info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-28T08:48:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-28T08:48:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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