As crenças sobre o ensino construtivista: um estudo com professores de Educação Física do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Luciano Gonzaga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216680
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.
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spelling As crenças sobre o ensino construtivista: um estudo com professores de Educação Física do ensino fundamentalEducação físicaConstrutivismo (Educação)Educação física (Ensino fundamental)Professores de educação fisicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.O objetivo do estudo foi analisar as crenças de ensino a respeito dos princípios construtivistas dos professores de Educação Física de Escolas Municipais do Ensino Fundamental da região da Grande Florianópolis. Participaram do estudo, 129 professores de Educação Física do Ensino Fundamental de redes municipais de ensino da Grande Florianópolis (SC). A pesquisa se caracterizou como quantitativa e de caráter descritivo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário de caracterização dos participantes, buscando identificar as informações pessoais, sociodemográficas, acadêmicas e profissionais dos professores e também, uma versão traduzida e adaptada da escala sobre práticas de ensino construtivistas na Educação Física e Esportes (CTPI- EPE). Os dados quantitativos foram tratados por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais, com o auxílio do software de código aberto ?R?, versão 3.6.1. Os resultados apontaram que professores com 50 anos ou mais tendem a possuir práticas de ensino menos orientadas ao ensino construtivista quando comparados a professores mais novos, tanto para Orientação Construtivista Geral (OCG) e Relevância Pessoal (RP), quanto para Envolvimento Ativo (EA); Professoras mulheres tendem a possuir práticas mais orientadas ao ensino construtivista quando comparadas a seus pares do sexo masculino tanto em OCG quanto em na facilitação do EA de seus alunos; Professores estatutários tendem a possuir maiores Níveis de OCG quando comparados aos professores temporários, porém, quando considerados aspectos da RP, professores temporários apresentam discreta superioridade em percentuais de práticas sempre orientadas à RP; Professores que possuem outra formação acadêmica além de Educação Física, apresentaram maiores chances em orientar suas práticas ao ensino construtivista (OCG), quando comparados aos seus pares que possuem apenas a formação em Educação Física. A pesquisa identificou ainda que professores ex- atletas ou atletas de esportes coletivos e também coletivos e individuas apresentam tendência a possuir práticas de ensino menos voltadas ao ensino construtivista quando comparados aos professores não experientes. Professores que buscaram participar de cursos específicos sobre o ensino dos esportes indicaram possuir práticas mais diretivas em detrimento de atividades que envolvam seus alunos a cooperarem entre si para a resolução de problemas e a construção de sua aprendizagem a partir da Cooperação Social (CS), quando comparados aos seus colegas que acabam mais envolvidos com atividades de CS junto a seus alunos. O estudo identifica que a escala CTPI- EPE para a Língua Portuguesa é válida e confiável e pode auxiliar na investigação de práticas orientadas ao ensino construtivista e sugere que novos estudos sejam realizados em outras redes de ensino de diferentes regiões do Brasil com professores de Educação Física e também junto aos alunos para a verificação das práticas docentes segundo a percepção dos mesmos. Além disso, formações continuadas voltadas ao ensino construtivista podem auxiliar os professores de Educação Física, juntamente com sua rede de ensino, a buscarem, em um processo de reflexão, trazer os alunos para um ensino onde, juntamente com a intervenção e estímulo do professor, se tornam protagonistas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos pretendidos pelos currículos escolares.<br>Abstract : The aim of the study was to analyze how the teaching beliefs and respect for the constructivist principles of Physical Education teachers from Municipal Schools of Elementary Education in the Greater Florianópolis region. 129 physical education teachers from the elementary school of the municipal education networks of Greater Florianópolis (SC) participated in the study. A research was characterized as quantitative and descriptive. Use as instruments of data collection or characterization questionnaire of the participants, seeking as personal, sociodemographic, academic and professional information of the teachers and also, a translated and adapted version of the scale on constructive teaching practices in Physical Education and Sports (CTPI-EPE). Quantitative data were used by means of descriptive and inferential statistics, with the aid of the open source software ?R?, version 3.6.1. The results showed that teachers with 50 years old or more tend to have teaching practices less oriented to constructivist teaching when compared to younger teachers, both for General Constructivist Orientation (OCG) and RP, as for Active Envirolment (EA); Female teachers tend to have practices that are more oriented towards constructivist teaching when compared to their male peers both in OCG and in facilitating their students' AE; Statutory teachers tend to have higher OCG Levels when compared to temporary teachers, however, when considered aspects of Personal Relevance (RP), temporary teachers present a slight superiority in percentages of practices always oriented to RP; Teachers who have another academic background besides Physical Education, were more likely to present practices oriented to constructivist teaching (OCG), when compared to their peers who only have Physical Education training. The research also identified that teachers former athletes or athletes of collective sports and also collective and individual tend to have teaching practices less focused on constructivist teaching when compared to inexperienced teachers. Teachers who sought to participate in specific courses on sports education indicated that they have practices more focused on technique and tactics to the detriment of activities that involve their students to cooperate with each other to solve problems and build their learning from Social Cooperation (CS), when compared to their colleagues who end up more involved with Social Cooperation activities with their students. The study identifies that the CTPI-EPE scale for the Portuguese Language is valid and reliable and can assist in the investigation of practices oriented to constructivist teaching and suggests that new studies be carried out in other education networks in different regions of Brazil with Physical Education teachers and also with students to check teaching practices according to their perception. In addition, continued training aimed at constructivist teaching can help Physical Education teachers, together with their education network, to seek, in a reflection process, to bring students to a teaching where, together with the intervention and encouragement of the teacher, become protagonists in the process of teaching and learning the content intended by school curricula.Ramos, ValmorUniversidade Federal de Santa CatarinaGalvão, Luciano Gonzaga2020-10-21T21:32:46Z2020-10-21T21:32:46Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 p.| il., tabs.application/pdf370250https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216680porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:32:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216680Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:32:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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