Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guisso, Luciane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177600
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.
id UFSC_e27f2a171dc2fa43922522649b9fddfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177600
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGuisso, LucianeGesser, Marivete2017-07-18T04:16:03Z2017-07-18T04:16:03Z2017346430https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177600Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.A escola tem uma importante função social que se refere à garantia da apropriação, pelos estudantes, do conhecimento historicamente produzido, favorecendo o processo de humanização e a construção da cidadania. Dessa forma, pode-se afirmar que ela tem, nas sociedades letradas, uma importante contribuição no processo de constituição dos sujeitos. Os educadores ocupam o lugar de mediadores dos processos de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento dos processos psicológicos complexos, caracteristicamente humanos. Apesar da importância da escola nas sociedades letradas, observa-se que ela enfrenta grandes desafios. Ainda predomina, no espaço escolar, a existência de estratégias pedagógicas calcadas na homogeneização dos estudantes e seus modos de aprender, as quais produzem como efeito a patologicização e medicalização das diferenças, bem como a dificuldade de se olhar para os fenômenos do cotidiano escolar considerando a complexidade de elementos que os constituem. Desse modo, o objetivo deste estudo se relaciona a compreender, junto com professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um grupo focal, sendo que 12 professores narraram suas vivências em relação a efetivação do seu trabalho. O grupo focal foi gravado em vídeo e áudio mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As falas foram analisadas com base no método de análise dos núcleos de significação proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013), consonante aos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotski. Através da leitura do material produzido no grupo focal, chegou-se aos seguintes indicadores: desafios no processo de escolarização dos estudantes; concepções de aprendizagem e de comportamento dos professores em relação aos estudantes; estratégias utilizadas pelos professores para lidar com os desafios no processo de escolarização dos estudantes; e, carreira docente. Os resultados apontam enquanto sentidos dados aos desafios no processo de escolarização à falta de parceria com a família, uma vez que os docentes percebem essa como distante do processo de escolarização dos filhos. Predomina, no imaginário dos docentes, uma concepção de comportamento e de aprendizagem idealizada que produz dificuldades dos mesmos em lidar com as singularidades dos estudantes. Os participantes mencionam também, a falta de parceria com os colegas de trabalho e equipe pedagógica, que gera sentimentos de solidão e angústia em relação à prática docente, impactando em sua saúde. Ressalta-se que espaços de troca coletiva, grupos de formação continuada e momentos de diálogo são apontados como fundamentais e buscados pelos docentes para lidar com as demandas diárias bem como para o fortalecimento da própria categoria profissional.<br>Abstract : School has an important social role regarding the appropriation of historically produced knowledge by the students, favoring the humanization process and the construction of citizenship. This way, it can be said that it has, in literate societies, an important contribution in the process of constitution of subjects. Educators play the role of mediators in the learning process, what enables the development of complex psychological processes, characteristically human. In spite of the importance of school in literate societies, it is observed that it faces great challenges. It still predominates, in school, the existence of pedagogical strategies based on the homogenization of students and their ways of learning, which result in the pathologicization and medicalization of the differences, as well as the difficulty of looking at the phenomena of everyday school life considering the complexity of the elements that constitute them. This way, the aim of this study relates to understand, along with teachers, the meanings attributed to challenges in the schooling process in elementary school. A focus group was held, being that twelve teachers narrated their experiences regarding effectiveness of their work. The focus group was recorded on video and audio through signing an Informed Consent Form. The speeches were analyzed based on the nuclei of meaning method of analysis proposed by Aguiar e Ozella (2006, 2013), consonant with theoretical assumptions of Vygotski?s Historical-Cultural Psychology. By reading the material produced in the focus group, we reached the following indicators: challenges in students' schooling process; conceptions of learning and behavior by the teachers regarding the students; strategies used by teachers to deal with challenges in the students' schooling process; and teaching career. Results point as senses given to challenges in the schooling process to lack of bonds with family, once the teachers perceive this as distant from their children's schooling process. It prevails, in the teachers' imagination, an idealized conception of behavior and learning which produces difficulties in dealing with the singularities of the students. Participants also mention the lack of bonds with coworkers and the pedagogical staff, which generates feelings of loneliness and anguish regarding the teaching practice, impacting on their health. It is emphasized that spaces of collective share, continuing education groups and moments of dialog are pointed as fundamental and sought by teachers to deal with daily demands as well as the strengthening of the professional category itself.172 p.| il.porPsicologiaAprendizagemEnsino fundamentalProfessoresDesafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL346430.pdfapplication/pdf1577320https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177600/1/346430.pdfaa972dd8b2ec4d9202e4256900e84f47MD51123456789/1776002017-07-18 01:16:04.039oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177600Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-18T04:16:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Guisso, Luciane
Psicologia
Aprendizagem
Ensino fundamental
Professores
title_short Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Desafios no processo de escolarização: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Guisso, Luciane
author_facet Guisso, Luciane
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guisso, Luciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gesser, Marivete
contributor_str_mv Gesser, Marivete
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Aprendizagem
Ensino fundamental
Professores
topic Psicologia
Aprendizagem
Ensino fundamental
Professores
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-18T04:16:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-18T04:16:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177600
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 346430
identifier_str_mv 346430
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177600/1/346430.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa972dd8b2ec4d9202e4256900e84f47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805453667303424