Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender, com os professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização, nos anos iniciais do ensino fundamental . Para tanto, foi organizado um grupo focal, composto de 12 docentes, os quais tiveram seus relatos gravados, com o consentimento de cada um, em áudio e vídeo. Na sequência, esses relatos foram transcritos e analisados por meio da identificação dos núcleos de significação. Os indicadores localizados foram: relação e parceria com a família; características dos estudantes na atualidade; complexidade da função do educador; relação com a equipe pedagógica e com os colegas de trabalho; judicialização das práticas escolares e direitos dos estudantes. Os mesmos refletem o olhar dos professores para os problemas observados em seu fazer profissional cotidianamente. Percebe-se pouca reflexão em torno da própria organização da política educacional que afeta diretamente a formação e a capacitação docente, sua carga horária e salário. Todos esses aspectos trazem aos professores desafios diários com os quais estes profissionais precisam lidar, para manter-se no exercício da profissão. |
id |
CFP-1_dd833bd0a207ca3533627b0f3fd7aa29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932019000100150 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino FundamentalProfessoresEstudantesEnsino FundamentalAprendizagemResumo O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender, com os professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização, nos anos iniciais do ensino fundamental . Para tanto, foi organizado um grupo focal, composto de 12 docentes, os quais tiveram seus relatos gravados, com o consentimento de cada um, em áudio e vídeo. Na sequência, esses relatos foram transcritos e analisados por meio da identificação dos núcleos de significação. Os indicadores localizados foram: relação e parceria com a família; características dos estudantes na atualidade; complexidade da função do educador; relação com a equipe pedagógica e com os colegas de trabalho; judicialização das práticas escolares e direitos dos estudantes. Os mesmos refletem o olhar dos professores para os problemas observados em seu fazer profissional cotidianamente. Percebe-se pouca reflexão em torno da própria organização da política educacional que afeta diretamente a formação e a capacitação docente, sua carga horária e salário. Todos esses aspectos trazem aos professores desafios diários com os quais estes profissionais precisam lidar, para manter-se no exercício da profissão.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003186536info:eu-repo/semantics/openAccessGuisso,LucianeGesser,Marivetepor2019-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100150Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-12-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Guisso,Luciane Professores Estudantes Ensino Fundamental Aprendizagem |
title_short |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Guisso,Luciane |
author_facet |
Guisso,Luciane Gesser,Marivete |
author_role |
author |
author2 |
Gesser,Marivete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guisso,Luciane Gesser,Marivete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Estudantes Ensino Fundamental Aprendizagem |
topic |
Professores Estudantes Ensino Fundamental Aprendizagem |
description |
Resumo O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender, com os professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização, nos anos iniciais do ensino fundamental . Para tanto, foi organizado um grupo focal, composto de 12 docentes, os quais tiveram seus relatos gravados, com o consentimento de cada um, em áudio e vídeo. Na sequência, esses relatos foram transcritos e analisados por meio da identificação dos núcleos de significação. Os indicadores localizados foram: relação e parceria com a família; características dos estudantes na atualidade; complexidade da função do educador; relação com a equipe pedagógica e com os colegas de trabalho; judicialização das práticas escolares e direitos dos estudantes. Os mesmos refletem o olhar dos professores para os problemas observados em seu fazer profissional cotidianamente. Percebe-se pouca reflexão em torno da própria organização da política educacional que afeta diretamente a formação e a capacitação docente, sua carga horária e salário. Todos esses aspectos trazem aos professores desafios diários com os quais estes profissionais precisam lidar, para manter-se no exercício da profissão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003186536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122431749947392 |