Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guisso,Luciane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gesser,Marivete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150
Resumo: Resumo O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender, com os professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização, nos anos iniciais do ensino fundamental . Para tanto, foi organizado um grupo focal, composto de 12 docentes, os quais tiveram seus relatos gravados, com o consentimento de cada um, em áudio e vídeo. Na sequência, esses relatos foram transcritos e analisados por meio da identificação dos núcleos de significação. Os indicadores localizados foram: relação e parceria com a família; características dos estudantes na atualidade; complexidade da função do educador; relação com a equipe pedagógica e com os colegas de trabalho; judicialização das práticas escolares e direitos dos estudantes. Os mesmos refletem o olhar dos professores para os problemas observados em seu fazer profissional cotidianamente. Percebe-se pouca reflexão em torno da própria organização da política educacional que afeta diretamente a formação e a capacitação docente, sua carga horária e salário. Todos esses aspectos trazem aos professores desafios diários com os quais estes profissionais precisam lidar, para manter-se no exercício da profissão.
id CFP-1_dd833bd0a207ca3533627b0f3fd7aa29
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000100150
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino FundamentalProfessoresEstudantesEnsino FundamentalAprendizagemResumo O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender, com os professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização, nos anos iniciais do ensino fundamental . Para tanto, foi organizado um grupo focal, composto de 12 docentes, os quais tiveram seus relatos gravados, com o consentimento de cada um, em áudio e vídeo. Na sequência, esses relatos foram transcritos e analisados por meio da identificação dos núcleos de significação. Os indicadores localizados foram: relação e parceria com a família; características dos estudantes na atualidade; complexidade da função do educador; relação com a equipe pedagógica e com os colegas de trabalho; judicialização das práticas escolares e direitos dos estudantes. Os mesmos refletem o olhar dos professores para os problemas observados em seu fazer profissional cotidianamente. Percebe-se pouca reflexão em torno da própria organização da política educacional que afeta diretamente a formação e a capacitação docente, sua carga horária e salário. Todos esses aspectos trazem aos professores desafios diários com os quais estes profissionais precisam lidar, para manter-se no exercício da profissão.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003186536info:eu-repo/semantics/openAccessGuisso,LucianeGesser,Marivetepor2019-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100150Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-12-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Guisso,Luciane
Professores
Estudantes
Ensino Fundamental
Aprendizagem
title_short Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author Guisso,Luciane
author_facet Guisso,Luciane
Gesser,Marivete
author_role author
author2 Gesser,Marivete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guisso,Luciane
Gesser,Marivete
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Estudantes
Ensino Fundamental
Aprendizagem
topic Professores
Estudantes
Ensino Fundamental
Aprendizagem
description Resumo O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender, com os professores, os sentidos atribuídos aos desafios no processo de escolarização, nos anos iniciais do ensino fundamental . Para tanto, foi organizado um grupo focal, composto de 12 docentes, os quais tiveram seus relatos gravados, com o consentimento de cada um, em áudio e vídeo. Na sequência, esses relatos foram transcritos e analisados por meio da identificação dos núcleos de significação. Os indicadores localizados foram: relação e parceria com a família; características dos estudantes na atualidade; complexidade da função do educador; relação com a equipe pedagógica e com os colegas de trabalho; judicialização das práticas escolares e direitos dos estudantes. Os mesmos refletem o olhar dos professores para os problemas observados em seu fazer profissional cotidianamente. Percebe-se pouca reflexão em torno da própria organização da política educacional que afeta diretamente a formação e a capacitação docente, sua carga horária e salário. Todos esses aspectos trazem aos professores desafios diários com os quais estes profissionais precisam lidar, para manter-se no exercício da profissão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003186536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431749947392