Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93762 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_ecc63d1ddd410c8033827c98c99e0530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93762 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaWazlawick, PatríciaMaheirie, Katia2012-10-25T03:10:56Z2012-10-25T03:10:56Z2012-10-25T03:10:56Z283206http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93762Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os processos de criação musical como atividade mediadora na constituição do sujeito, realizada com dois músicos violonistas compositores de música instrumental, integrantes de um duo de violões. A fundamentação teórica baseia-se principalmente nos aportes teóricos do psicólogo russo Lev S. Vygotski, de acordo com o materialismo histórico e dialético, e seus interlocutores, sobre processo de criação, atividade criadora e relação estética, utilizando, também, os estudos do filósofo russo Mikhail M. Bakhtin a respeito da criação/produção estética, e da relação entre ética & estética. A música é entendida, neste trabalho, como sendo uma linguagem afetivo-reflexiva, como trabalho acústico e como atividade humana situada em contextos. O método, de orientação qualitativa, esteve pautado na configuração de histórias de relação com a música, sendo utilizado para tanto o emprego de entrevistas abertas com roteiro norteador para a apreensão das informações. Também foram realizadas observações de ensaios e momentos de criação musical dos músicos # registradas por meio de diário de campo, bem como registro audiovisual de quatro concertos dos músicos sujeitos de pesquisa. O conteúdo das entrevistas foi transcrito na íntegra, lido e relido, e trabalhado com análise do discurso, a partir das contribuições de Bakhtin e seus interlocutores. Como discussão das informações e resultados da pesquisa foram produzidas cinco categorias teóricoempíricas, a saber: a) vozes dos próprios músicos sobre seu processo de criação no fazer musical; b) vozes dos músicos que dialogam entre si para compor música; c) acontecências sonoras entre muitas vozes: objetivações e percursos musicais; d) uma voz que se produz em uma dialogia entre duas e muitas outras vozes: a(s) música(s) do duo; e) existência em devir: projetos atuais e projetos de futuro. Um dos aspectos centrais produzidos como conhecimento e resultado desta investigação foi o de que a música, assim como seu(s) processo(s) de criação, pode ser concebida como uma construção dialógica entre as várias vozes musicais presentes na história de um sujeito, entremeadas ao processo de criação da própria vida, culminando em uma est(ética) de si. Existe, então, um amálgama entre o processo de criação de si como sujeito assim como o de suas atividades criadoras, objetivando contemporaneamente músicas e sujeitos, onde estes são capazes de se (re)criarem na existência. Ou seja, pela atividade criadora musical, sujeitos podem (re)criar a si mesmos, suas relações, seus fazeres, suas produções estéticas, suas possibilidades de vida, inovando, aprimorando e qualificando continuamente em seus percursos de vida.porPsicologiaMusicaCriação (literária, artística, etc)EstéticaMúsica e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL283206.pdfapplication/pdf1921402https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93762/1/283206.pdfb15087d8268fee8dc0b27282005e409eMD51TEXT283206.pdf.txt283206.pdf.txtExtracted Texttext/plain723049https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93762/2/283206.pdf.txt57cb3953b365f8708a7edd643d7e56ffMD52THUMBNAIL283206.pdf.jpg283206.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg927https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93762/3/283206.pdf.jpg67e17f2d6dd53cd17c6ef9304cd365d1MD53123456789/937622013-05-02 03:33:19.812oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T06:33:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
title |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
spellingShingle |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões Wazlawick, Patrícia Psicologia Musica Criação (literária, artística, etc) Estética |
title_short |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
title_full |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
title_fullStr |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
title_full_unstemmed |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
title_sort |
Música e vida em criação: dialogia e est(ética) na música de um duo de violões |
author |
Wazlawick, Patrícia |
author_facet |
Wazlawick, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wazlawick, Patrícia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maheirie, Katia |
contributor_str_mv |
Maheirie, Katia |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia Musica Criação (literária, artística, etc) Estética |
topic |
Psicologia Musica Criação (literária, artística, etc) Estética |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-25T03:10:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-25T03:10:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-25T03:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93762 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
283206 |
identifier_str_mv |
283206 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93762/1/283206.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93762/2/283206.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93762/3/283206.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15087d8268fee8dc0b27282005e409e 57cb3953b365f8708a7edd643d7e56ff 67e17f2d6dd53cd17c6ef9304cd365d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804948510572544 |