Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ivone Lemos da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bertini, Luciane de Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204875
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis(1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário.
id UFSC_e2ae4fb18f925a5d20103abcb147fd0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204875
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XXProblemas de aritméticaRelatório do Comitê dos QuinzeLivros didáticosEnsino primárioEste texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis(1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário.História da Educação Matemática2020-03-16T13:28:27Z2020-03-16T13:28:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, I. L. ; BERTINI, L. F. . Álgebra no Ensino Primário Brasileiro Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 116-130, 2019.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204875Rocha, Ivone Lemos daBertini, Luciane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-16T13:28:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204875Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-16T13:28:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
title Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
spellingShingle Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
Rocha, Ivone Lemos da
Problemas de aritmética
Relatório do Comitê dos Quinze
Livros didáticos
Ensino primário
title_short Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
title_full Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
title_fullStr Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
title_full_unstemmed Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
title_sort Álgebra no Ensino Primário Brasileiro: Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX
author Rocha, Ivone Lemos da
author_facet Rocha, Ivone Lemos da
Bertini, Luciane de Fatima
author_role author
author2 Bertini, Luciane de Fatima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ivone Lemos da
Bertini, Luciane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de aritmética
Relatório do Comitê dos Quinze
Livros didáticos
Ensino primário
topic Problemas de aritmética
Relatório do Comitê dos Quinze
Livros didáticos
Ensino primário
description Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis(1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-16T13:28:27Z
2020-03-16T13:28:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, I. L. ; BERTINI, L. F. . Álgebra no Ensino Primário Brasileiro Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 116-130, 2019.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204875
identifier_str_mv ROCHA, I. L. ; BERTINI, L. F. . Álgebra no Ensino Primário Brasileiro Sua Relação com os Problemas de Aritmética no Início do Século XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 116-130, 2019.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651924826750976