ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis (1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário. ALGEBRA IN BRAZILIAN PRIMARY EDUCATION: ITS RELATIONSHIP WITH THE PROBLEMS OF ARITHMETICS IN THE EARLY 20TH CENTURY ABSTRACTThis text aims to present complementations in the results of a dissertation, fruit of the partnership of the authors. In the theme of arithmetic problems that rely on the use of algebra in their resolutions, we sought to illustrate the possibility of the presence of elements of constitution of processes of schooling of the algebra in primary education. Were taken as a basis of analysis concepts such as: knowledge to teach and knowledge for teaching (Hoffstetter and Schneuwly,2016), historiographic operation (Certeau, 1982), practices and representations (Chartier, 1990), math to teach and math for teaching (Bertini, Morais, Valente, 2017). Deeply illustrated here offer elements of distinction in the use of problems in proposals that include the use of rudiments of algebra in primary school: algebra as a tool, an algebra for teaching how to solve riddle-typearithmetic problems in Reis (1919) and in Tito de Oliveira (s.d.) problems as a determinant in a proposed march, especially in its beginning, for the use of the letter x to calculate unknown quantities in fundamental operations, are elements of a possible schooling of algebra in primary education. |
id |
SBHMAT_93a2b6c110222c134e82ea2c984c21cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/289 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XXProblemas de aritméticaRelatório do Comitê dos QuinzeLivros didáticosEnsino primário Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis (1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário. ALGEBRA IN BRAZILIAN PRIMARY EDUCATION: ITS RELATIONSHIP WITH THE PROBLEMS OF ARITHMETICS IN THE EARLY 20TH CENTURY ABSTRACTThis text aims to present complementations in the results of a dissertation, fruit of the partnership of the authors. In the theme of arithmetic problems that rely on the use of algebra in their resolutions, we sought to illustrate the possibility of the presence of elements of constitution of processes of schooling of the algebra in primary education. Were taken as a basis of analysis concepts such as: knowledge to teach and knowledge for teaching (Hoffstetter and Schneuwly,2016), historiographic operation (Certeau, 1982), practices and representations (Chartier, 1990), math to teach and math for teaching (Bertini, Morais, Valente, 2017). Deeply illustrated here offer elements of distinction in the use of problems in proposals that include the use of rudiments of algebra in primary school: algebra as a tool, an algebra for teaching how to solve riddle-typearithmetic problems in Reis (1919) and in Tito de Oliveira (s.d.) problems as a determinant in a proposed march, especially in its beginning, for the use of the letter x to calculate unknown quantities in fundamental operations, are elements of a possible schooling of algebra in primary education. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289/228Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha, Ivone LemosBertini, Luciane de Fatima2023-12-13T14:21:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/289Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:21:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
title |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
spellingShingle |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX da Rocha, Ivone Lemos Problemas de aritmética Relatório do Comitê dos Quinze Livros didáticos Ensino primário |
title_short |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
title_full |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
title_fullStr |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
title_full_unstemmed |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
title_sort |
ÁLGEBRA NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: sua relação com os problemas de aritmética no início do século XX |
author |
da Rocha, Ivone Lemos |
author_facet |
da Rocha, Ivone Lemos Bertini, Luciane de Fatima |
author_role |
author |
author2 |
Bertini, Luciane de Fatima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha, Ivone Lemos Bertini, Luciane de Fatima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de aritmética Relatório do Comitê dos Quinze Livros didáticos Ensino primário |
topic |
Problemas de aritmética Relatório do Comitê dos Quinze Livros didáticos Ensino primário |
description |
Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis (1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta, principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário. ALGEBRA IN BRAZILIAN PRIMARY EDUCATION: ITS RELATIONSHIP WITH THE PROBLEMS OF ARITHMETICS IN THE EARLY 20TH CENTURY ABSTRACTThis text aims to present complementations in the results of a dissertation, fruit of the partnership of the authors. In the theme of arithmetic problems that rely on the use of algebra in their resolutions, we sought to illustrate the possibility of the presence of elements of constitution of processes of schooling of the algebra in primary education. Were taken as a basis of analysis concepts such as: knowledge to teach and knowledge for teaching (Hoffstetter and Schneuwly,2016), historiographic operation (Certeau, 1982), practices and representations (Chartier, 1990), math to teach and math for teaching (Bertini, Morais, Valente, 2017). Deeply illustrated here offer elements of distinction in the use of problems in proposals that include the use of rudiments of algebra in primary school: algebra as a tool, an algebra for teaching how to solve riddle-typearithmetic problems in Reis (1919) and in Tito de Oliveira (s.d.) problems as a determinant in a proposed march, especially in its beginning, for the use of the letter x to calculate unknown quantities in fundamental operations, are elements of a possible schooling of algebra in primary education. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/289/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462820683776 |