Currículo de Libras em análise: possibilidades de implementação nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALSECHI, Geisielen Santana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229667
Resumo: Nesta tese explora-se o fato de que a maioria das escolas brasileiras, públicas ou privadas não possuem oficialmente em seus currículos o ensino da Libras/L2 para as crianças ouvintes. Algumas escolas possuem projetos experimentais de ensino da Libras para os anos finais do EF e EM, mas nenhuma relação com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de implantação do ensino de Libras nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio da experiência do Colégio de Aplicação/UFSC, com a perspectiva da importância da criação da disciplina de Libras como L2 em todo o país. Assim as crianças terão acesso a uma nova língua, sendo facilitado o seu aprendizado por ser oferecido em idade adequada de aquisição. A pesquisa demonstrada aqui iniciou pela análise do processo de implantação do ensino de Libras no Colégio de Aplicação/UFSC, espaço que hoje inclui a disciplina desde 2015, com atuação de professores Surdos. Descreve-se o percurso de implantação e a disponibilização, além da análise da disciplina, na perspectiva dos alunos de 1 à 5 ano, público envolvidos nesta investigação. Também se reflete sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica com foco para o ensino de Libras nos Anos Iniciais, sendo que existe a problemática da falta de formação para estes contextos. Outra reflexão envolve o bullying que ocorre nos contextos inclusivos com surdos, frente ao não conhecimento desta realidade, fato este que pode ser consideravelmente diminuído com a conscientização que a disciplina trará. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, descritiva e interpretativa realizadas com entrevistas semiestruturadas e a participação de alunos e seus responsáveis, todas elas utilizadas como base para a escrita. Por fim, em relação ao currículo nacional percebe-se que o ensino de Libras/L2 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ainda é ausente. Logo esta tese justifica-se por ajudar a evolução da caminhada da educação no Brasil, principalmente relativa as políticas linguísticas e a implementação dos currículos de Libras/L2 a fim de que se torne uma realidade colocada em prática.
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