Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Adele Suzana Favacho do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Clarice Nascimento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694
Resumo: Este estudo trata do percurso histórico das orientações curriculares para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objeto de estudo as orientações nacionais e locais para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é cartografar e analisar os documentos orientadores desse ensino no período de 1980 a 2012. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do ensino de História e das orientações curriculares nacionais e locais para o ensino de História desde a década de 1980 até 2012. Em seguida destaca as mudanças e permanências nas orientações teóricas deste ensino. Conclui que uma nova forma de se pensar o ensino de história tem se consolidado nas prescrições nacionais e locais, contrapondo-se ao ensino tradicional.
id UFGD-8_249d65b4804f9ef689880d0e687c2167
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3694
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.Este estudo trata do percurso histórico das orientações curriculares para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objeto de estudo as orientações nacionais e locais para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é cartografar e analisar os documentos orientadores desse ensino no período de 1980 a 2012. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do ensino de História e das orientações curriculares nacionais e locais para o ensino de História desde a década de 1980 até 2012. Em seguida destaca as mudanças e permanências nas orientações teóricas deste ensino. Conclui que uma nova forma de se pensar o ensino de história tem se consolidado nas prescrições nacionais e locais, contrapondo-se ao ensino tradicional.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 5 (2015); 33-492318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694/2536Carmo, Adele Suzana Favacho doMelo, Clarice Nascimento deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-20T15:27:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3694Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T15:27:33Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
title Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
spellingShingle Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
Carmo, Adele Suzana Favacho do
Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.
title_short Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
title_full Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
title_fullStr Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
title_full_unstemmed Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
title_sort Orientações curriculares para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: entre o local e o nacional (1980-2012)
author Carmo, Adele Suzana Favacho do
author_facet Carmo, Adele Suzana Favacho do
Melo, Clarice Nascimento de
author_role author
author2 Melo, Clarice Nascimento de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Adele Suzana Favacho do
Melo, Clarice Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.
topic Orientações curriculares. Ensino de história. Anos iniciais.
description Este estudo trata do percurso histórico das orientações curriculares para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Tem por objeto de estudo as orientações nacionais e locais para o ensino de história dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é cartografar e analisar os documentos orientadores desse ensino no período de 1980 a 2012. A metodologia utilizada é a pesquisa documental. Este estudo apresenta inicialmente um breve histórico do ensino de História e das orientações curriculares nacionais e locais para o ensino de História desde a década de 1980 até 2012. Em seguida destaca as mudanças e permanências nas orientações teóricas deste ensino. Conclui que uma nova forma de se pensar o ensino de história tem se consolidado nas prescrições nacionais e locais, contrapondo-se ao ensino tradicional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3694/2536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 3 n. 5 (2015); 33-49
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170020835328