Gerência do cuidado de enfermagem: incorporando melhores práticas em uma unidade de terapia intensiva neonatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klock, Patricia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128695
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
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spelling Gerência do cuidado de enfermagem: incorporando melhores práticas em uma unidade de terapia intensiva neonatalEnfermagemUnidades de terapia intensiva neonatalHospitais -AdministracaoCuidados de enfermagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.Este estudo trata da elaboração de um modelo que contempla o fenômeno das organizações das práticas de cuidado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal a partir da compreensão dos significados atribuídos pelos profissionais da equipe de Enfermagem e demais atores envolvidos sobre as relações e as interações do cuidado no lidar com a fragilidade do viver/sobreviver do neonato. O referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded theory) foi utilizado na análise e na construção do Modelo Teórico: ?Gerência do cuidado de enfermagem: incorporando melhores práticas em uma unidade de terapia intensiva neonatal?. O cenário investigado foi o Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A coleta de dados ocorreu de maio a agosto de 2012. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Participaram da pesquisa 22 sujeitos (profissionais da equipe multidisciplinar de saúde e pais que tiveram filhos internados na unidade neonatal) por meio de entrevista aberta para coleta dos dados. A análise comparativa dos dados subsidiou o processo de codificação, amostragem, saturação teórica, ordenação e integração dos dados. Os dados foram inseridos no software NVIVO®, dando sequência na organização e agrupamento dos mesmos. A organização dos códigos foi feita de acordo com suas propriedades e, então, agrupados em códigos preliminares, subcategorias e categorias. O fenômeno "Gerência do cuidado de enfermagem: incorporando melhores práticas em uma unidade de terapia intensiva neonatal" emergente é sustentado por seis categorias e dezesseis subcategorias. As categorias encontradas foram: Compreendendo as especificidades no cuidar em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Identificando atitudes/comportamentos na gerência do cuidado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Partilhando o cuidado com a família ao inseri-la na Unidade de Terapia IntensivaNeonatal; Buscando qualificação profissional para lidar com a complexidade do cuidado em UTIN; Promovendo o trabalho em equipe: limites e possibilidades; Importando-se com as repercussões do cuidado ao pré-termo em ambiente crítico e tecnológico. Com base nos resultados qualitativos, sustenta-se a tese: A organização do sistema de cuidados de Enfermagem numa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é complexa, dinâmica, interativa e interdependente dos demais sistemas de saúde, mobilizada por um processo gerencial de cuidados/boas práticas gerenciais de cuidado que possibilita ao pré-termo e sua família um cuidado voltado à fragilidade e incertezas do viver/sobreviver em condições singulares de vida. O enfermeiro se destaca com o papel fundamental de articulação frente às relações/interações no cotidiano assistencial e organizacional. Envolve e é envolvido pelos familiares e demais profissionais da equipe de saúde, bem como pelos serviços de apoio, a buscar soluções e alternativas frente a desafios e limitações que emergem no cotidiano da terapia intensiva, utilizando-se de autonomia e criatividade. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estreitar os laços da equipe multiprofissional, pontuados como fragmentados, na perspectiva de otimizar e aprimorar a aplicação de melhores práticas, englobando a pluralidade de saberes, exercitando a comunicação, indo ao encontro do objetivo comum que é a excelência do cuidado ao neonato e sua família.<br>Abstract : The following study approaches the development of a model that considers the phenomenon of the organization of care practices in a Neonatal Intensive Care Unit from the understanding of meanings assigned by professionals of a nursing staff and other actors on the relationships and interactions of care in dealing with the fragility of living/surviving of the neonate. The methodological referent of the Grounded Theory has been applied in the analysis and construction of the Theoretical Model: "Management of nursing care: incorporating better practices in a neonatal intensive care unit." The scenario investigated was Professor Polydoro Ernani de São Thiago University Hospital, in the city of Florianopolis, Santa Catarina, Brazil. Data collection took place from May to August 2012. The research project has been approved by the Ethics in Research Committee of the institution. 22 subjects took part in the study (professionals of the multidisciplinary healthcare team and parents who had children hospitalized in the neonatal unit) through open interviews for data collection. The comparative data analysis assisted the encoding, sampling, theoretical saturation, sorting, and data integration processes. The data were entered into NVIVO® software, continuing the organization and grouping. The organization of the codes has been made according to their properties and then grouped into preliminary codes, subcategories, and categories. The phenomenon "Management of nursing care: incorporating better practices in a neonatal intensive care unit" emerging is supported by six categories and sixteen subcategories. The categories were: Understanding the specifics of caring for Neonatal Intensive Care Unit; Identifying attitudes/behaviors in the management of care in the Neonatal Intensive Care Unit; Sharing the care with the family to enter them in the Neonatal Intensive Care Unit; Searching professional qualification to deal with the complexity of care in the NICU; Promoting teamwork: limits and possibilities; Caring for the repercussions of care to preterm in a critical and technological environment. Based on the qualitative results, the thesis is sustained: The organization of nursing care system in a Neonatal Intensive Care Unit is complex, dynamic, interactive, and interdependent of otherhealth systems, mobilized by a managerial process of care/good managerial practices of care that provides to the preterm and the family a care facing the fragility and uncertainty of living/surviving in singular conditions of life. The nurse stands with the fundamental role of linking relations/interactions in the assistance and organizational quotidian. Involves and is involved by family members and other professionals of the healthcare team, as well as the support services, to seek solutions and alternatives to the challenges and limitations that emerge in daily intensive care, using autonomy and creativity. The study also points to the need to strengthen the ties of the multidisciplinary team, had as fragmented, with a view to optimize and enhance the implementation of better practices, encompassing the plurality of knowledge, practicing communication, meeting the common goal that is excellence of care to newborns and their families.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaKlock, Patricia2015-02-05T20:15:06Z2015-02-05T20:15:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis210 p.| il.application/pdf328153https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128695porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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