Cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal na ótica da mãe
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672001000400007 |
Resumo: | Este estudo buscou compreender o que significa para a mãe o cuidado prestado pelo acadêmico de enfermagem a seu filho na unidade de terapia intensiva neonatal. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como suporte a abordagem fenomenológica. Foram entrevistadas dez mães, cujos filhos recém-nascidos estavam internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal localizada na cidade do Rio de Janeiro. A interpretação tendo como suporte filosófico o pensamento de Martin Heidegger, expresso na sua obra Ser e Tempo I, permitiu desvelar que para o ser-mãe, o acadêmico de enfermagem ao cuidar de seu filho, mostrou-se como um ser-aí solícito. As mães reconheceram neste cuidar uma relação de encontro, no qual o aluno pre-ocupou-se com o que fazia e com quem fazia, assumindo assim um modo autêntico de cuidar. |
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