No caldeirão de histórias, teias e tramas textuais: análise fílmica e contos de fadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201584 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
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No caldeirão de histórias, teias e tramas textuais: análise fílmica e contos de fadasA BruxaIntertextualidadeContos de FadaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaEste trabalho propõe-se a analisar o filme A Bruxa (2015) – The Witch, no original –, com o objetivo de investigar e relacionar elementos de intertextualidade com os Contos de Fadas. As narrativas escolhidas baseiam-se em contos das versões compiladas por Charles Perrault no século XVII que, posteriormente, foram ajustadas e difundidas por Jacob e Wilhelm Grimm no século XVIII. Para esse exercício, fez-se necessário analisar a historicidade da infância na sua relação com a literatura e o surgimento de tais contos. Além disso, buscouse retomar considerações relativas à intertextualidade, bem como destacar reflexões pertinentes a respeito do leitor enquanto sujeito crítico, uma vez que a investigação foi motivada pelo interesse da pesquisadora, enquanto docente, em aprofundar seus conhecimentos acerca da temática e do exercício analítico para posteriores intervenções em sala de aula.This research propose to Annalise The Witch (2015) the film – the target is to investigate and relating elements of intertextuality between the film and some fairy tales. Jacob and Wilhelm Grimm base the chosen narratives on Perrault´s tales on XVII century that, subsequently, were rewritten and widespread by them on XVIII century. For this exercise, it was necessary to analyze the historicity of childhood and it´s relation by the literature and the origin of that kind of tales. In addition, it also pursued retake considerations related by intertextuality, as well as to highlight relevant reflections about the reader as a critical subject, since the interests of the researcher, as being a teacher, motivated the investigation to deepen her knowledge about the theme and the analytic exercise to subsequent interventions in classes.Videira, SCVargas, José Ernesto deDrey, Marina SiqueiraUniversidade Federal de Santa CatarinaGaio, Delvina de Lourdes Mozzer2019-11-18T13:08:57Z2019-11-18T13:08:57Z2019-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201584porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T13:08:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201584Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-18T13:08:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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