Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terciotti, Lucas Marques Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228181
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
id UFSC_e355a6b5086cff0a904c0e92747ca3d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228181
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSCAnálise MulticritérioAHPEnsino de ÉticaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de ProduçãoEm 2019, novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) para os Cursos de Engenharia foram publicadas, destacando a necessidade de um currículo baseado em competências com previsão de atividades que contemplem dimensões técnicas, científicas, econômicas, sociais, ambientais e éticas. Os Cursos de Engenharia de Produção da UFSC devem se adequar às novas DCNs e, para que essa adequação se torne viável, estão sendo avaliadas as disciplinas atuais, incluindo a de Ética. Embora a maioria dos cursos não tenham uma disciplina de ética em seus currículos, alguns autores defendem que a ética deve ser um conteúdo transversal na formação do aluno. O presente estudo tem como objetivo avaliar as alternativas para reestruturação do ensino de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC, visando promover uma efetiva formação ética dos egressos. Para tanto, realizou-se um levantamento sobre o ensino de ética nos cursos de engenharia das Universidades Federais brasileiras para identificar se a ética era abordada em disciplina, seja obrigatória ou optativa. Identificou-se outras alternativas de ensino de ética em instituições que não contavam com uma disciplina específica. Após identificadas as alternativas para o ensino da ética, procurou-se, com base em ferramentas da teoria da decisão, identificar os atores envolvidos ou afetados nesse problema, quais sejam: a coordenação do curso, responsável pela atualização curricular; os alunos; os professores da disciplina; além da comunidade e do Ministério da Educação, que define as normas para a elaboração dos currículos dos cursos. Em seguida, entrevistas foram conduzidas com estudantes, professores e a coordenação para identificar fatores e critérios relevantes para a análise do problema de decisão. Utilizou-se o AHP para ordenar as alternativas identificadas e, ao final, foi conduzida uma análise de sensibilidade.In 2019, new national curriculum guidelines (DCNs) for Engineering Courses were published, highlighting the need for a competency-based curriculum with forecasting activities that include technical, scientific, economic, social, environmental and ethical dimensions. The Production Engineering Courses at UFSC must adapt to the new DCNs and, for this adaptation to become viable, the current disciplines, including Ethics, are being evaluated. Although most courses don't have an ethics discipline in their curricula, some authors argue that ethics should be a transversal content in the student's education. This study aims to evaluate the alternatives for restructuring the teaching of ethics in Production Engineering courses at UFSC, aiming to promote an effective ethical training of graduates. Therefore, a survey was carried out on the teaching of ethics in engineering courses at Brazilian Federal Universities to identify whether ethics was addressed in a discipline, whether mandatory or optional. Other alternatives for teaching ethics in institutions that did not have a specific discipline were identified. After identifying the alternatives for teaching ethics, we sought, based on decision theory tools, to identify the actors involved or affected in this problem, namely: the course coordination, responsible for updating the curriculum; the students; the subject teachers; in addition to the community and the Ministry of Education, which defines the norms for the preparation of course curricula. Then, interviews were conducted with students, teachers and the coordination to identify relevant factors and criteria for the analysis of the decision problem. The AHP was used to rank the identified alternatives and, at the end, a sensitivity analysis was conducted.Florianópolis, SCLuna, Mônica Maria MendesUniversidade Federal de Santa CatarinaTerciotti, Lucas Marques Silva2021-09-27T16:56:58Z2021-09-27T16:56:58Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis104 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228181info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-27T16:56:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228181Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-27T16:56:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
title Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
spellingShingle Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
Terciotti, Lucas Marques Silva
Análise Multicritério
AHP
Ensino de Ética
title_short Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
title_full Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
title_fullStr Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
title_full_unstemmed Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
title_sort Aplicação de uma metodologia multicritério para avaliar as alternativas de ensino do conteúdo de ética nos cursos de Engenharia de Produção da UFSC
author Terciotti, Lucas Marques Silva
author_facet Terciotti, Lucas Marques Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luna, Mônica Maria Mendes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Terciotti, Lucas Marques Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Multicritério
AHP
Ensino de Ética
topic Análise Multicritério
AHP
Ensino de Ética
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T16:56:58Z
2021-09-27T16:56:58Z
2021-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228181
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652266611146752