Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Cristiane Vilmer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Albuquerque, Marlos Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226
Resumo: Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367
id UFSC_e3b156710d4d706e47d897b4c7e7dc4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208226
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia BrasileiraHistória da Educação MatemáticaZona RuralHistória da Educação RondonienseDisponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367O presente trabalho teve por objetivo investigar os vestígios do ensino de Matemática numa escola rural situada em Presidente Médici-Rondônia. O estudo foi desenvolvido a partir das Histórias da Educação Brasileira e do estado de Rondônia, interligando-as à história da educação local. Metodologicamente fundamentou-se em fontes documentais por meio de triangulação com a narrativa de uma professora e da vivência da autora deste trabalho enquanto ex-aluna da escola, tendo como base os escritos de alguns teóricos da História, da História da Educação Matemática e da História da Educação de Rondônia. Teve como pergunta de pesquisa: De que maneira se deu a trajetória do ensino de Matemática em uma escola do interior rondoniense? Dentre os resultados destaca-se que o contexto histórico em que se originou a educação rondoniense é marcante em todo seu processo de organização e implementação, somente sendo viabilizada segundo as exigências das necessidades da sociedade que se formava no estado. O depoimento da professora elucida detalhes sobre a escola e o ensino de matemática que é evidenciado no caderno de atividades com práticas contextuais. As permanências e rupturas do ensino são designadas, principalmente, pelas condições sociais que cercam a comunidade escolar onde encontrou-se características da educação tradicional.Prática Docente2020-04-10T15:46:43Z2020-04-10T15:46:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, C. V. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, p. 61-79, 2019.2526-2149https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226Corrêa, Cristiane VilmerAlbuquerque, Marlos Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-10T15:47:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208226Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-10T15:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
title Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
spellingShingle Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
Corrêa, Cristiane Vilmer
História da Educação Matemática
Zona Rural
História da Educação Rondoniense
title_short Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
title_full Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
title_fullStr Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
title_full_unstemmed Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
title_sort Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
author Corrêa, Cristiane Vilmer
author_facet Corrêa, Cristiane Vilmer
Albuquerque, Marlos Gomes de
author_role author
author2 Albuquerque, Marlos Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Cristiane Vilmer
Albuquerque, Marlos Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Zona Rural
História da Educação Rondoniense
topic História da Educação Matemática
Zona Rural
História da Educação Rondoniense
description Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-10T15:46:43Z
2020-04-10T15:46:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, C. V. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, p. 61-79, 2019.
2526-2149
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226
identifier_str_mv CORRÊA, C. V. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, p. 61-79, 2019.
2526-2149
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652057907822592