Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226 |
Resumo: | Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367 |
id |
UFSC_e3b156710d4d706e47d897b4c7e7dc4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208226 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia BrasileiraHistória da Educação MatemáticaZona RuralHistória da Educação RondonienseDisponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367O presente trabalho teve por objetivo investigar os vestígios do ensino de Matemática numa escola rural situada em Presidente Médici-Rondônia. O estudo foi desenvolvido a partir das Histórias da Educação Brasileira e do estado de Rondônia, interligando-as à história da educação local. Metodologicamente fundamentou-se em fontes documentais por meio de triangulação com a narrativa de uma professora e da vivência da autora deste trabalho enquanto ex-aluna da escola, tendo como base os escritos de alguns teóricos da História, da História da Educação Matemática e da História da Educação de Rondônia. Teve como pergunta de pesquisa: De que maneira se deu a trajetória do ensino de Matemática em uma escola do interior rondoniense? Dentre os resultados destaca-se que o contexto histórico em que se originou a educação rondoniense é marcante em todo seu processo de organização e implementação, somente sendo viabilizada segundo as exigências das necessidades da sociedade que se formava no estado. O depoimento da professora elucida detalhes sobre a escola e o ensino de matemática que é evidenciado no caderno de atividades com práticas contextuais. As permanências e rupturas do ensino são designadas, principalmente, pelas condições sociais que cercam a comunidade escolar onde encontrou-se características da educação tradicional.Prática Docente2020-04-10T15:46:43Z2020-04-10T15:46:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, C. V. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, p. 61-79, 2019.2526-2149https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226Corrêa, Cristiane VilmerAlbuquerque, Marlos Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-10T15:47:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208226Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-10T15:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
title |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
spellingShingle |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira Corrêa, Cristiane Vilmer História da Educação Matemática Zona Rural História da Educação Rondoniense |
title_short |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
title_full |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
title_fullStr |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
title_full_unstemmed |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
title_sort |
Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira |
author |
Corrêa, Cristiane Vilmer |
author_facet |
Corrêa, Cristiane Vilmer Albuquerque, Marlos Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Marlos Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Cristiane Vilmer Albuquerque, Marlos Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Zona Rural História da Educação Rondoniense |
topic |
História da Educação Matemática Zona Rural História da Educação Rondoniense |
description |
Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/367 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-10T15:46:43Z 2020-04-10T15:46:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA, C. V. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, p. 61-79, 2019. 2526-2149 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, C. V. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Uma trajetória do ensino de Matemática em séries iniciais do ensino fundamental: vestígios históricos presentes em uma escola localizada na zona rural da Amazônia Brasileira. Revista Prática Docente, v. 4, p. 61-79, 2019. 2526-2149 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652057907822592 |