Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Camilla
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
id UFSC_e3d0b504602fa6ac10ae48644aa68820
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129517
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?EducaçãoEducação físicaEducação físicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014Considerando o papel da Educação Física na educação do corpo, este trabalho pesquisou em uma escola da grande Florianópolis o lugar da disciplina segundo sujeitos que não tem relação direta com a área, mas que façam parte do ambiente escolar. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de outras disciplinas e com uma supervisora escolar. Os resultados se organizam em duas categorias analíticas: Educação Física: entre o gosto pela liberdade e o desgosto da exclusão; Educação Física: disciplina sem conteúdo. Elas apontam para uma expectativa de legitimação da Educação Física por meio de conteúdos e aulas teóricas, mas também por meio da sua característica prática, o que evidencia uma contradição.<br>Abstract: Considering the role of Physical Education in the education of body, this paper researched its role by the non-Physical Education Teachers, as well as by a school adviser. Semi-structured interviews offered the data and the results are organized into two analytical categories: Physical Education: between the taste of freedom and the heartbreak of exclusion; Physical Education: discipline without subject. They point out alegitimate expectation of Physical Education through subjects and lectures, but also through its practical feature, which highlights a contradiction.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Camilla2015-02-05T21:11:25Z2015-02-05T21:11:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf330267https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:11:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:11:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
title Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
spellingShingle Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
Martins, Camilla
Educação
Educação física
Educação física
Estudo e ensino
title_short Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
title_full Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
title_fullStr Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
title_full_unstemmed Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
title_sort Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
author Martins, Camilla
author_facet Martins, Camilla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Camilla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física
Educação física
Estudo e ensino
topic Educação
Educação física
Educação física
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:11:25Z
2015-02-05T21:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 330267
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517
identifier_str_mv 330267
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092420653056