Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014 |
id |
UFSC_e3d0b504602fa6ac10ae48644aa68820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129517 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio?EducaçãoEducação físicaEducação físicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014Considerando o papel da Educação Física na educação do corpo, este trabalho pesquisou em uma escola da grande Florianópolis o lugar da disciplina segundo sujeitos que não tem relação direta com a área, mas que façam parte do ambiente escolar. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de outras disciplinas e com uma supervisora escolar. Os resultados se organizam em duas categorias analíticas: Educação Física: entre o gosto pela liberdade e o desgosto da exclusão; Educação Física: disciplina sem conteúdo. Elas apontam para uma expectativa de legitimação da Educação Física por meio de conteúdos e aulas teóricas, mas também por meio da sua característica prática, o que evidencia uma contradição.<br>Abstract: Considering the role of Physical Education in the education of body, this paper researched its role by the non-Physical Education Teachers, as well as by a school adviser. Semi-structured interviews offered the data and the results are organized into two analytical categories: Physical Education: between the taste of freedom and the heartbreak of exclusion; Physical Education: discipline without subject. They point out alegitimate expectation of Physical Education through subjects and lectures, but also through its practical feature, which highlights a contradiction.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Camilla2015-02-05T21:11:25Z2015-02-05T21:11:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf330267https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:11:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:11:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
title |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
spellingShingle |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? Martins, Camilla Educação Educação física Educação física Estudo e ensino |
title_short |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
title_full |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
title_fullStr |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
title_full_unstemmed |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
title_sort |
Educação do corpo na escola: o que se espera da educação física no ensino médio? |
author |
Martins, Camilla |
author_facet |
Martins, Camilla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Alexandre Fernandez Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Camilla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação física Educação física Estudo e ensino |
topic |
Educação Educação física Educação física Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T21:11:25Z 2015-02-05T21:11:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
330267 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517 |
identifier_str_mv |
330267 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652092420653056 |