Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Camilla
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190360
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_dc43a952bc674fa7bb19901bc031ee02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190360
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadoresEducação Física EscolarEnsino MédioLegitimidade pedagógica da Educação FísicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.Não é novidade o fato de a Educação Física passar por dificuldades no cenário escolar. Seu lugar em dispositivos legais como a LDB não lhe garante, de forma definitiva, o espaço como componente curricular. Essa situação parece se agravar ainda mais no Ensino Médio. O presente trabalho procurou investigar discursos legitimadores da Educação Física nesse grau de ensino, como também, práticas de seleção, organização e ensino de conteúdos para ele. Para tanto, foi escolhida uma escola e analisados fontes escritas, protocolos de aulas observadas (dezoito) e, principalmente, depoimentos de professores (quatro). Os objetivos da investigação e o conjunto de dados coletados nos levaram a quatro categorias analíticas: Educação Física como disciplina curricular; Conteúdos sobre as práticas corporais; Práticas e cuidados com o corpo para além do esporte; Gosto. Os resultados, ainda que evidentemente não esgotem a temática, apontam para uma procura por legitimação da Educação Física por meio de sua equiparação às demais disciplinas (mas também por meio da crítica a elas), o que pode colocar em jogo suas especificidades. A disciplina permanece ambígua, já que posições adotadas na disciplina não conferem caráter de igualdade com outros componentes curriculares obrigatórios, a exemplo de deixar conteúdos à livre escolha dos alunos, por exemplo. Esses pontos e outras características encontradas no campo, são discutidos neste trabalho.Florianópolis, SCVaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Camilla2018-10-09T21:34:43Z2018-10-09T21:34:43Z2010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-09T21:34:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-09T21:34:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
title Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
spellingShingle Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
Martins, Camilla
Educação Física Escolar
Ensino Médio
Legitimidade pedagógica da Educação Física
title_short Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
title_full Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
title_fullStr Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
title_full_unstemmed Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
title_sort Educação Física no ensino médio: discurssos legitimadores
author Martins, Camilla
author_facet Martins, Camilla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Camilla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Ensino Médio
Legitimidade pedagógica da Educação Física
topic Educação Física Escolar
Ensino Médio
Legitimidade pedagógica da Educação Física
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2018-10-09T21:34:43Z
2018-10-09T21:34:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190360
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651993224314880