AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS NA A ÓTICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: SÓ SERVE PARA PROGRESSAO SALARIAL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136023 |
Resumo: | Transformações no cenário mundial desde 1990 levaram a administração pública a implementar ações fortalecedoras da governança do Estado concernentes à qualidade dos serviços prestados ao cidadão em bases profissionais. Assim, mudou-se de uma administração burocrática para uma administração pública gerencial, o que demandou definir políticas focadas na gestão de pessoas, e a efetiva implementação da avaliação de desempenho (AD). No entanto, na prática a AD parece não cumprir sua função no desenvolvimento profissional do servidor nas organizações onde atuam. No âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior levantou-se a percepção de onze servidores Técnico-Administrativo em Educação - TAE sobre a AD visando formular critérios norteadores que propiciem transformar o processo vigente num real instrumento de desenvolvimento do servidor. Mediante pesquisa qualitativa interpretativa, três critérios norteadores prévios a AD são propostos. Os dados empíricos, indutivamente analisados e discutidos à luz das teorias permitem concluir que o uso gerencial da AD, superando a perspectiva legalista vigente, é um desafio e pode propiciar o desenvolvimento dos servidores, e da capacidade gerencial para estimular motivação e desempenho dos avaliados se for dissociada do aumento salarial de progressão por mérito. |
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