Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_e42ce3ce3aebb543b10825e929d772d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78460 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /EducaçãoMatematica -EpistemologiaProfessores -FormaçãoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.O trabalho investiga a dicotomia existente entre o discurso do acadêmico e as ações efetivamente produzidas na prática educativa no ensino da matemática. Buscando identificar fatores que interferem na transformação da teoria em prática, faz-se uma análise da concepção epistemológica que sustenta a ação dos docentes do curso e as suas possíveis implicações na formação do professor. A pesquisa foi realizada no Curso de Matemática, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC/ Chapecó. A coleta de informações ocorreu a partir de entrevistas com professores do Curso. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) As ações da maioria dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, caracterizadas numa abordagem empirista e/ou racionalista, não se mostram favoráveis à construção de uma relação dialética da Teoria e Prática; 2) A abordagem crítico-dialética apresenta-se como um dos caminhos que possibilita ao acadêmico a superação do empirismo; 3) Essa construção dialética encontra fundamentos na epistemologia genética piagetiana, que propõe a construção do conhecimento a partir da ação e da reflexão, por entender que os processos que efetivamente oportunizam a formação de um educador matemático emergem de um campo reflexivo, que permita ao seu aluno o aprender a aprender, o construir e reconstruir, e principalmente, ser um agente de transformações na realidade.Florianópolis, SCTaglieber, Jose ErnoUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos2012-10-17T14:41:43Z2012-10-17T14:41:43Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175944http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:28:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78460Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:28:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
title |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
spellingShingle |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Educação Matematica - Epistemologia Professores - Formação Pratica de ensino |
title_short |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
title_full |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
title_fullStr |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
title_full_unstemmed |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
title_sort |
Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática / |
author |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
author_facet |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taglieber, Jose Erno Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matematica - Epistemologia Professores - Formação Pratica de ensino |
topic |
Educação Matematica - Epistemologia Professores - Formação Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T14:41:43Z 2012-10-17T14:41:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
175944 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460 |
identifier_str_mv |
175944 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652053780627456 |