Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_e42ce3ce3aebb543b10825e929d772d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78460
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /EducaçãoMatematica -EpistemologiaProfessores -FormaçãoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.O trabalho investiga a dicotomia existente entre o discurso do acadêmico e as ações efetivamente produzidas na prática educativa no ensino da matemática. Buscando identificar fatores que interferem na transformação da teoria em prática, faz-se uma análise da concepção epistemológica que sustenta a ação dos docentes do curso e as suas possíveis implicações na formação do professor. A pesquisa foi realizada no Curso de Matemática, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC/ Chapecó. A coleta de informações ocorreu a partir de entrevistas com professores do Curso. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) As ações da maioria dos docentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, caracterizadas numa abordagem empirista e/ou racionalista, não se mostram favoráveis à construção de uma relação dialética da Teoria e Prática; 2) A abordagem crítico-dialética apresenta-se como um dos caminhos que possibilita ao acadêmico a superação do empirismo; 3) Essa construção dialética encontra fundamentos na epistemologia genética piagetiana, que propõe a construção do conhecimento a partir da ação e da reflexão, por entender que os processos que efetivamente oportunizam a formação de um educador matemático emergem de um campo reflexivo, que permita ao seu aluno o aprender a aprender, o construir e reconstruir, e principalmente, ser um agente de transformações na realidade.Florianópolis, SCTaglieber, Jose ErnoUniversidade Federal de Santa CatarinaBernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos2012-10-17T14:41:43Z2012-10-17T14:41:43Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf175944http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:28:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78460Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:28:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
title Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
spellingShingle Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Educação
Matematica -
Epistemologia
Professores -
Formação
Pratica de ensino
title_short Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
title_full Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
title_fullStr Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
title_full_unstemmed Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
title_sort Formação docente no curso de licenciatura em matemática na UNOESC: a relação da teoria e prática /
author Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
author_facet Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taglieber, Jose Erno
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matematica -
Epistemologia
Professores -
Formação
Pratica de ensino
topic Educação
Matematica -
Epistemologia
Professores -
Formação
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T14:41:43Z
2012-10-17T14:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 175944
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460
identifier_str_mv 175944
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652053780627456