Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_e446a519ab7cedaa413bee4243bc1b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87088 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - ParanáEngenharia de produçãoProfessoresCuritiba (PR)AvaliaçãoEnsino superiorCuritiba (PR)AvaliaçãoQualidade dos serviçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoProcurou-se neste trabalho efetuar uma avaliação das implicações entre professores e alunos numa instituição de ensino superior privado, com vistas à melhoria contínua. Utilizou-se como referencial conceitual as discussões presentes sobre o setor educacional e os sistemas de avaliação de desempenho de professores e alunos. A metodologia de pesquisa utilizada centrou-se na aplicação de questionários, para o conjunto dos professores e alunos, a partir da avaliação de algumas variáveis que foram valoradas a partir de graus atribuídos pelos alunos e professores. Os resultados apresentados identificam a necessidade de revisão da fundamentação epistemológica das metodologias de ensino, das metodologias de aprendizagem, que implica diretamente no desempenho dos entrevistados, e nas suas relações na instituição de ensino superior privado. Paralelamente foram apontadas as implicações a serem desdobradas em termos de um plano de ação no que diz respeito aos professores e alunos de graduação, para que todo o procedimento seja considerado passível de controle de resultados. It was looked in this work to effect an evaluation of the implications between teachers and students in a private institution of higher education, with sights to the continuous improvement. We used as conceptual referential the quarrels present on the educational sector and the systems of evaluation of performance of teachers and students. The research of methodology used here was centered in the application of questionnaires, for the set of the teachers and students, from the evaluation of some variable that had been valued from degrees attributed to the students and teachers. The presented results identify the necessity of a revision of the epistemological bases of the methodologies of education, the methodologies of learning that implies directly in the performance of the interviewed ones, and in its relations in the institution of private higher education. Parallel the implications had been pointed to be unfolded in terms of an action plan in that it says respect to the teachers and students of graduation, so that all the procedure be considered passive of control of results.Florianópolis, SCSilva, Harrysson Luiz daUniversidade Federal de Santa CatarinaMeier, Afonso2012-10-21T14:26:58Z2012-10-21T14:26:58Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx,95 f.| tabs.application/pdf224331http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T12:42:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87088Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T12:42:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
title |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
spellingShingle |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná Meier, Afonso Engenharia de produção Professores Curitiba (PR) Avaliação Ensino superior Curitiba (PR) Avaliação Qualidade dos serviços |
title_short |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
title_full |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
title_fullStr |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
title_full_unstemmed |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
title_sort |
Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná |
author |
Meier, Afonso |
author_facet |
Meier, Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Harrysson Luiz da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meier, Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores Curitiba (PR) Avaliação Ensino superior Curitiba (PR) Avaliação Qualidade dos serviços |
topic |
Engenharia de produção Professores Curitiba (PR) Avaliação Ensino superior Curitiba (PR) Avaliação Qualidade dos serviços |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T14:26:58Z 2012-10-21T14:26:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224331 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088 |
identifier_str_mv |
224331 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x,95 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652247407525888 |