Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meier, Afonso
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_e446a519ab7cedaa413bee4243bc1b87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87088
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - ParanáEngenharia de produçãoProfessoresCuritiba (PR)AvaliaçãoEnsino superiorCuritiba (PR)AvaliaçãoQualidade dos serviçosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoProcurou-se neste trabalho efetuar uma avaliação das implicações entre professores e alunos numa instituição de ensino superior privado, com vistas à melhoria contínua. Utilizou-se como referencial conceitual as discussões presentes sobre o setor educacional e os sistemas de avaliação de desempenho de professores e alunos. A metodologia de pesquisa utilizada centrou-se na aplicação de questionários, para o conjunto dos professores e alunos, a partir da avaliação de algumas variáveis que foram valoradas a partir de graus atribuídos pelos alunos e professores. Os resultados apresentados identificam a necessidade de revisão da fundamentação epistemológica das metodologias de ensino, das metodologias de aprendizagem, que implica diretamente no desempenho dos entrevistados, e nas suas relações na instituição de ensino superior privado. Paralelamente foram apontadas as implicações a serem desdobradas em termos de um plano de ação no que diz respeito aos professores e alunos de graduação, para que todo o procedimento seja considerado passível de controle de resultados. It was looked in this work to effect an evaluation of the implications between teachers and students in a private institution of higher education, with sights to the continuous improvement. We used as conceptual referential the quarrels present on the educational sector and the systems of evaluation of performance of teachers and students. The research of methodology used here was centered in the application of questionnaires, for the set of the teachers and students, from the evaluation of some variable that had been valued from degrees attributed to the students and teachers. The presented results identify the necessity of a revision of the epistemological bases of the methodologies of education, the methodologies of learning that implies directly in the performance of the interviewed ones, and in its relations in the institution of private higher education. Parallel the implications had been pointed to be unfolded in terms of an action plan in that it says respect to the teachers and students of graduation, so that all the procedure be considered passive of control of results.Florianópolis, SCSilva, Harrysson Luiz daUniversidade Federal de Santa CatarinaMeier, Afonso2012-10-21T14:26:58Z2012-10-21T14:26:58Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx,95 f.| tabs.application/pdf224331http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T12:42:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87088Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T12:42:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
title Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
spellingShingle Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
Meier, Afonso
Engenharia de produção
Professores
Curitiba (PR)
Avaliação
Ensino superior
Curitiba (PR)
Avaliação
Qualidade dos serviços
title_short Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
title_full Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
title_fullStr Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
title_full_unstemmed Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
title_sort Contribuição para melhoria qualitativa do corpo docente nos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior de Curitiba - Paraná
author Meier, Afonso
author_facet Meier, Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Harrysson Luiz da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Meier, Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores
Curitiba (PR)
Avaliação
Ensino superior
Curitiba (PR)
Avaliação
Qualidade dos serviços
topic Engenharia de produção
Professores
Curitiba (PR)
Avaliação
Ensino superior
Curitiba (PR)
Avaliação
Qualidade dos serviços
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T14:26:58Z
2012-10-21T14:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224331
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088
identifier_str_mv 224331
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x,95 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652247407525888