Explorando os efeitos do Yoga na aprendizagem de alemão como L2: foco no vocabulário na perspectiva psicolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Jefferson
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234644
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMichels, JeffersonFortkamp, Mailce Borges Mota2022-05-19T14:44:44Z2022-05-19T14:44:44Z2021374412https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234644Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.A área da aquisição de segunda língua (ASL) investiga a capacidade humana de aprender outra língua após a aquisição da primeira língua nas diferentes fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, vida adulta e velhice. O Yoga é um sistema holístico de práticas, que inclui múltiplas técnicas: práticas de meditação e relaxamento profundo, exercícios respiratórios e posturas físicas. Um grande número de estudos científicos privilegiam o Yoga como objeto de estudo e mostram que essa prática de Yoga tem efeitos positivos sobre aspectos comportamentais, emocionais e cognitivos. Na área da educação, há um crescente interesse sobre a utilização de práticas alternativas, como Yoga, meditação e Mindfulness. Na área de ASL, entretanto, ainda há pouca pesquisa sobre os efeitos dessas práticas alternativas. O presente estudo investigou os efeitos da prática de Yoga no processo de aprendizagem de alemão como L2, no nível do reconhecimento do vocabulário, a partir de um experimento psicolinguístico organizado em três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. Participaram do experimento quatorze voluntários adultos não proficientes em alemão, organizados em dois grupos: grupo experimental (GE, N = 7) e grupo de controle (GC, N = 7). Em decorrência da pandemia de COVID-19 o estudo foi integralmente realizado através de plataformas digitais e organizado em quatro encontros. Os seguintes instrumentos foram utilizados na coleta de dados: (1) dois questionários, sendo um de informações pessoais e um sobre prática pessoal de Yoga; (2) Tarefa Alpha Span, em português, Tarefa escala de conhecimento de vocabulário em alemão como L2; (3) Tarefa de reconhecimento auditivo de vocabulário e (4) Tarefa de reconhecimento visual de vocabulário. A intervenção consistiu em quatro encontros individuais com os participantes para instrução do vocabulário alvo em alemão como L2 (40 substantivos concretos). Os dados foram analisados estatisticamente e os resultados mostram que os participantes do grupo experimental retiveram um maior número de itens lexicais em comparação com o grupo controle, também foi observada uma correlação positiva moderada entre a frequência da prática de Yoga e os escores na Tarefa escala de conhecimento de vocabulário (r= 0,55; p= 0,0435). Até onde pudemos constatar, nenhuma pesquisa brasileira investigou os efeitos do Yoga para com aquisição de vocabulário em língua estrangeira. Contudo, diversos estudos mostram que a prática de Yoga pode resultar em diversos efeitos benéficos para o ser humano. Esta pesquisa buscou contribuir para os estudos sobre os efeitos do Yoga, investigando se esses efeitos podem ser benéficos no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira.Abstract: The field of second language acquisition (SLA) investigates the human ability to learn another language after the acquisition of the first language, at different stages of human development: childhood, adolescence, adulthood and old age. Yoga is a holistic system of practices, which includes multiple techniques: meditation and deep relaxation practices, breathing exercises, and physical postures. A large number of scientific studies have focused on Yoga as an object of study and show that the practice of Yoga has positive effects on behavioral, emotional, and cognitive aspects. In the area of education, there is a growing interest in the use of alternative practices, such as Yoga, meditation, and Mindfulness. In the area of SLA, however, there is still little research on the effects of these alternative practices. The present study investigated the effects of Yoga practice on the process of learning German as a second language, at the level of vocabulary recognition, through a psycholinguistic experiment organized in three stages: pre-test, intervention and post-test. Fourteen adult volunteers who were not proficient in German participated in the experiment, organized in two groups: experimental group (EG, N = 7) and control group (CG, N = 7). Due to the pandemic of COVID-19 the study was conducted entirely through digital platforms and organized in four meetings. The following instruments were used for data collection: (1) two questionnaires, being one of personal information and one about personal Yoga practice; (2) Alpha Span Task, in Portuguese, Task vocabulary knowledge scale in German as L2; (3) Auditory vocabulary recognition task and (4) Visual vocabulary recognition task. The intervention consisted of four individual meetings with the participants for instruction of the target vocabulary in German as L2 (40 concrete noun names). The data were statistically analyzed and the results show that the participants in the experimental group retained a higher number of lexical items compared to the control group, also a moderate positive correlation was observed between the frequency of Yoga practice and the scores on the Task vocabulary knowledge scale (r= 0.55; p= 0.0435). As far as we could see, no Brazilian research has investigated the effects of Yoga on foreign language vocabulary acquisition. However, several studies show that Yoga practice can result in several beneficial effects for the human being. This research aimed to contribute to the studies about the effects of Yoga, investigating if these effects can be beneficial in the process of learning a foreign language.143 p.| il.porLinguísticaAquisição da segunda línguaLíngua alemãIogaPsicolinguísticaExplorando os efeitos do Yoga na aprendizagem de alemão como L2: foco no vocabulário na perspectiva psicolinguísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPLLG0863-D.pdfPLLG0863-D.pdfapplication/pdf6354180https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/234644/-1/PLLG0863-D.pdf21e65a12cc7800e954030fb65b3ae92aMD5-1123456789/2346442022-05-19 11:44:44.201oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:44:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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