Dilemas na implementação do Programa Ciência sem Fronteiras: análise do perfil socioeconômico dos acadêmicos do campus da UFSC
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198373 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2018. |
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Dilemas na implementação do Programa Ciência sem Fronteiras: análise do perfil socioeconômico dos acadêmicos do campus da UFSCSociologiaPolíticas públicasAjuda federal ao ensino superiorEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2018.Este trabalho, busca compreender a implementação top-down da política pública de internacionalização da educação superior, denominada Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF), com bolsas aplicadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O foco da dissertação será descrever sobre a implementação dessa política pública, e investigar o grupo socioeconômico de acadêmicos que participaram do programa CsF na UFSC. Como método, foi utilizado um survey composto por um questionário de múltipla escolha e com duas perguntas abertas, aplicado aos alunos, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER). A análise do objeto de estudo reforça que acadêmicos com capital cultural e econômico altos são contemplados com bolsas. Os acadêmicos, igualmente, sugeriram a necessidade de melhor seleção dos alunos, e encaminhar os acadêmicos para o exterior com temas que sejam de interesse brasileiro.Abstract : This work seeks to understand the top-down public policy implementation of higher education internationalization, called Sciences Without Borders Program (SWB), with scholarships applied at Santa Catarina Federal University (UFSC). This dissertation focus will be to describe the implementation of this public policy, and to investigate the academic socioeconomic group who participated in the CsF program at UFSC. As a method, we used a survey composed with multiple choice and two open questions, applied to the students, in partnership with the Office of International Relations (SINTER). The analysis of the research reinforces that academics with high cultural and economic capital are contemplated with scholarships. The academics also suggested the need for a better student s selection and send the students to abroad with topics that are interested to Brazil.Borges, Tiago Daher PadoveziUniversidade Federal de Santa CatarinaMartinez, Karen Lucia2019-07-25T11:41:49Z2019-07-25T11:41:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 p.| tabs.application/pdf358333https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198373porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:41:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:41:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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