Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Marília Del Ponte de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99220
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
id UFSC_e4650f04883bdf8dfe9e5d7590baf7cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99220
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporâneaEducação físicaCorpoDançaRelações de gêneroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAncorado nos conceitos teóricos dos Estudos Culturais e metodológicos da Análise de Espetáculos, este trabalho teve como objetivo geral analisar o feminino e o masculino na dança cênica de tradição ocidental. Considerando que estereótipos de papéis sexuais acompanham mulheres e homens na sociedade e na dança, que por sua vez, tem o corpo como elemento que comunica e expressa essas situações acerca do feminino e do masculino, o trabalho buscou inicialmente compreender alguns momentos de transição na dança, no que se refere aos papéis sexuais em disputas e reciprocidades apresentadas no palco e, por vezes, fora dele. Em seguida, foi efetuada a descrição e análise do espetáculo Caminho da Seda (Raça Cia. de Dança de São Paulo, coreografado por Roseli Rodrigues e estreado em 2002) enfocando o estudo dos figurinos, dos corpos e dos movimentos, critérios que suscitaram discussões acerca das representações do feminino e do masculino e proporcionaram reflexões sobre a ligação de contextos históricos e atuais da dança. Observou-se neste espetáculo uma mistura de velhas imagens da dança com recentes figuras, que instauram as novas construções de corpos e de movimentos, refletindo no palco a beleza da mistura de características convencionalmente femininas, relacionadas à sensibilidade e sexualidade, com outras convencionalmente masculinas, como força e dinamismo. Figurino, corpo e movimento suscitaram a manutenção de alguns papéis, mas as representações similares de papéis sexuais obtiveram destaque, desfazendo estereótipos associados ao feminino e masculino, em atitudes que acompanham a dança na cena contemporânea.Anchored on the theoretical concepts of Cultural Studies and Analysis of Shows methodology, this study aimed the analysis of the feminine and masculine in scenic dance of occidental tradition. Considering that sexual stereotypes are commonly associated with men and women in society and in dance and the body is used as the element to communicate and express these situations, the study was made to understand some moments considered of transition in the dance, in relation to the disputes and reciprocities of men and woman on stage and sometimes out of it. Next, it was performed the description and analysis of the show Silk Road (Caminho da Seda, Group Raça Cia de Dança, choreographer Roseli Rodrigues, première 2002) focusing primarily the costumes and movement of the bodies, criteria that raised discussions about the representations of feminine and masculine and provided reflections on the connections between historical and actual context of dance. In this show it was observed a mixture of old and recent images of dance, resulting in a new construction of body and movements and reflecting in stage the beauty of mixing conventionally feminine characteristics such as sensitivity and sexuality with others considered masculine like strength and dynamism. Costumes, body and movement evoked the maintenance of some specific papers, but similar representations of women and men highlighted, despite of the stereotypes associated to female and male, in attitudes that accompany dance in the contemporary scene.FlorianópolisSaraiva, Maria do Carmo OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAssis, Marília Del Ponte de2013-03-04T17:52:07Z2013-03-04T17:52:07Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il.application/pdf305409http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99220porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:01:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99220Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:01:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
title Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
spellingShingle Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
Assis, Marília Del Ponte de
Educação física
Corpo
Dança
Relações de gênero
title_short Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
title_full Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
title_fullStr Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
title_full_unstemmed Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
title_sort Acerca do feminino e do masculino na dança: das origens do balé à cena contemporânea
author Assis, Marília Del Ponte de
author_facet Assis, Marília Del Ponte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Maria do Carmo Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Marília Del Ponte de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Corpo
Dança
Relações de gênero
topic Educação física
Corpo
Dança
Relações de gênero
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T17:52:07Z
2013-03-04T17:52:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 305409
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99220
identifier_str_mv 305409
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202292543488