O cego e a geometria plana: um desafio piagetiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215762 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
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O cego e a geometria plana: um desafio piagetianoEngenharia e gestão do conhecimentoGeometria planaCegosGamificaçãoInclusão escolarTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.A inclusão de pessoas com deficiência na escola regular é garantida pela lei brasileira (Lei 13.146 de 2015). Para que a inclusão aconteça de forma efetiva, é necessário construir estratégias que, além de auxiliar no processo de aprendizagem, mantenha o aluno motivado. No caso específico dos cegos, a aprendizagem de geometria plana é prejudicada pelo fato de que figuras geométricas são utilizadas com frequência para facilitar a compreensão dos conceitos. Surge então a questão de pesquisa: como os professores podem facilitar a construção do conhecimento geométrico pelos alunos cegos, fundamentados na teoria de Piaget, utilizando as diretrizes de acessibilidade de Macedo e a gamificação como estratégia motivacional? Para responder a essa questão, é preciso considerar que as tecnologias, de forma geral, estão cada vez mais frequentes na vida das pessoas e, como consequência, são trazidas para dentro das escolas. Como tendência tecnológica para a educação tem-se a gamificação, cuja utilização tem como principal objetivo manter a motivação de quem a utiliza. A teoria construtivista de Piaget, as diretrizes de acessibilidade de Macedo e o conceito de gamificação são os aportes teóricos utilizados na construção de orientações para que os professores possam facilitar a construção do conhecimento geométrico pelos cegos. Esta é uma pesquisa aplicada e é conduzida pelas seis etapas do Design Science Research (identificação do problema, definição dos resultados esperados, projeto e desenvolvimento, demonstração e avaliação). A partir das avaliações do artefato por especialistas, tem-se como resultado, a apresentação de orientações para que professores possam auxiliar os cegos na construção o conhecimento geométrico.Abstract: The inclusion of people with disabilities in regular schools is ensured by the Brazilian law (13.146 - 2015). In order to provide inclusion effectively, it is necessary to build strategies which, besides helping learning processes, also keep the student motivated. In the specific case of blind people, learning is hampered by the fact that geometric figures are often used to facilitate concepts understanding. The research question then arises: How can teachers facilitate the geometric knowledge construction by blind students, based on Piaget's theory, using Macedo?s accessibility guidelines for learning objects and gamification as a motivational strategy? In order to answer this question, we must consider that technologies are becoming increasingly frequent in people's lives; consequently, they are also brought into schools. As a technological tendency for education, there is gamification, which use has as its main objective to maintain the user?s motivation. Piaget's constructivist theory, Macedo's accessibility guidelines and the gamification concept will be the theoretical contributions used so teachers can facilitate geometric knowledge construction by blind students. This is a applied research and it is conducted by the six stages of Design Science Research (problem identification, definition of expected results, design and development, demonstration and evaluation). As a result of the use of the artifact (guidelines) by specialists? evaluations, guidelines are presented so teachers can help blind students to build knowledge about Plane GeometryUlbricht, Vânia RibasFadel, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSombrio, Graziela de Souza2020-10-21T21:20:16Z2020-10-21T21:20:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368814https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215762porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:20:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215762Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:20:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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