Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 |
id |
UFSC_e50c62527c359ce01c8a94ee02061c2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92249 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educaçãoEducaçãoPos-modernismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009Apresenta uma redescrição da "agenda pós-moderna", conceito cunhado pela teórica marxista Ellen Wood para caracterizar o pensamento da Esquerda Ocidental que (sobre)viveu à passagem pela década de 60 do século XX. A tese de uma agenda pós foi assumida pelo marxismo pedagógico brasileiro como chave-de-leitura para enfrentar a reordenação epistemológica e política (sua pluralização) do campo educacional nos últimos 15 anos: o "clima intelectual generalizado" que o expressa. Com o objetivo de testar esse diagnóstico, analisa a filosofia daquele que, para a tradição marxista, forneceu o mais vivo e penetrante rumo da agenda pós-moderna na atualidade: o filósofo estadunidense Richard Rorty. Põe em cena um conjunto de descrições e redescrições de seu trabalho. Inicia com a análise das características de sua filosofia (Rorty) que o inserem, segundo a crítica tecida pelo marxismo pedagógico, no espectro da pós-condição ou da agenda pós e, assim, legitimam a cruzada desencadeada contra ela. Investiga se elas se sustentam quando cotejadas com outra descrição da obra de Rorty, menos indisposta e cética à letra de sua filosofia. Reflete, ainda, sobre a tese segundo a qual os membros da agenda pós compartilham motivações e matizes filosóficas convergentes e/ou aproximadas. Discute se essa ideia resistiria à comparação da filosofia de Rorty com a de outros (supostos) membros da agenda pós. São eles: Jürgen Habermas e Michel Foucault. Demonstra, por meio das interlocuções propostas, como as afinidades ou convergências entre as matizes filosóficas que supostamente integram tal agenda são muito frágeis e débeis, "escondendo" divergências inconciliáveis que, em suas minúcias, minam qualquer diagnóstico de uma agenda que, no campo educacional, seja caracterizada como "pós-moderna". Conclui pela necessidade de se abandonar a tese de uma agenda pós em educação, ao mesmo tempo em que defende investigações pontuais e exaustivas das obras daqueles autores, pelo marxismo pedagógico, normalmente vistos como integrantes de tal agenda.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Felipe Quintão de2012-10-24T07:09:05Z2012-10-24T07:09:05Z2012-10-24T07:09:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271633http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:24:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:24:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
title |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
spellingShingle |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação Almeida, Felipe Quintão de Educação Pos-modernismo |
title_short |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
title_full |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
title_fullStr |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
title_full_unstemmed |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
title_sort |
Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação |
author |
Almeida, Felipe Quintão de |
author_facet |
Almeida, Felipe Quintão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Alexandre Fernandez Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Felipe Quintão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pos-modernismo |
topic |
Educação Pos-modernismo |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-24T07:09:05Z 2012-10-24T07:09:05Z 2012-10-24T07:09:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
271633 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249 |
identifier_str_mv |
271633 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406773252096 |