Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Felipe Quintão de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009
id UFSC_e50c62527c359ce01c8a94ee02061c2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92249
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educaçãoEducaçãoPos-modernismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009Apresenta uma redescrição da "agenda pós-moderna", conceito cunhado pela teórica marxista Ellen Wood para caracterizar o pensamento da Esquerda Ocidental que (sobre)viveu à passagem pela década de 60 do século XX. A tese de uma agenda pós foi assumida pelo marxismo pedagógico brasileiro como chave-de-leitura para enfrentar a reordenação epistemológica e política (sua pluralização) do campo educacional nos últimos 15 anos: o "clima intelectual generalizado" que o expressa. Com o objetivo de testar esse diagnóstico, analisa a filosofia daquele que, para a tradição marxista, forneceu o mais vivo e penetrante rumo da agenda pós-moderna na atualidade: o filósofo estadunidense Richard Rorty. Põe em cena um conjunto de descrições e redescrições de seu trabalho. Inicia com a análise das características de sua filosofia (Rorty) que o inserem, segundo a crítica tecida pelo marxismo pedagógico, no espectro da pós-condição ou da agenda pós e, assim, legitimam a cruzada desencadeada contra ela. Investiga se elas se sustentam quando cotejadas com outra descrição da obra de Rorty, menos indisposta e cética à letra de sua filosofia. Reflete, ainda, sobre a tese segundo a qual os membros da agenda pós compartilham motivações e matizes filosóficas convergentes e/ou aproximadas. Discute se essa ideia resistiria à comparação da filosofia de Rorty com a de outros (supostos) membros da agenda pós. São eles: Jürgen Habermas e Michel Foucault. Demonstra, por meio das interlocuções propostas, como as afinidades ou convergências entre as matizes filosóficas que supostamente integram tal agenda são muito frágeis e débeis, "escondendo" divergências inconciliáveis que, em suas minúcias, minam qualquer diagnóstico de uma agenda que, no campo educacional, seja caracterizada como "pós-moderna". Conclui pela necessidade de se abandonar a tese de uma agenda pós em educação, ao mesmo tempo em que defende investigações pontuais e exaustivas das obras daqueles autores, pelo marxismo pedagógico, normalmente vistos como integrantes de tal agenda.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Felipe Quintão de2012-10-24T07:09:05Z2012-10-24T07:09:05Z2012-10-24T07:09:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271633http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:24:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:24:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
title Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
spellingShingle Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
Almeida, Felipe Quintão de
Educação
Pos-modernismo
title_short Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
title_full Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
title_fullStr Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
title_full_unstemmed Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
title_sort Com Rorty, contra Rorty: uma redescrição da agenda pós moderna em educação
author Almeida, Felipe Quintão de
author_facet Almeida, Felipe Quintão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Felipe Quintão de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pos-modernismo
topic Educação
Pos-modernismo
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T07:09:05Z
2012-10-24T07:09:05Z
2012-10-24T07:09:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 271633
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249
identifier_str_mv 271633
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406773252096