A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Valdemar de Assis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188265
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_e568abfa90b7e6872bc859c07e7cc049
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188265
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memóriaEducaçãoMuseologiaMuseusDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Os museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infundeuma grande responsabilidade social uma vez que em seus programas,projetos e ações oportunizam a construção e implementação de políticaseducacionais para além da ambiência escolar, e favorecem acompreensão do devir das memórias de diferentes grupos entendidascomo reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Em quepesem suas especificidades institucionais, tanto os museus quanto asescolas criam processos de construção de significados. Assim, levantarelementos relacionados à construção de uma ideia de educação a partirdos processos museais, que denominamos de educação museal, éimportante na investigação sobre os sentidos dessa modalidade deeducação, a título de alçar reflexões que indiquem as formas pelas quaisa educação é compreendida fora do discurso especializado e ajudem naconcepção de como essa possibilidade de uso educacional contribui ounão para a construção de uma visão política de museu que estimule oreconhecimento e a utilização desses lugares em serviço datransformação social. Essa pesquisa se apropria de elementos dopensamento de Walter Benjamin, presentes, principalmente, nas obrasExperiência e Pobreza e O Narrador, que suscitam discussões sobre aeducação museal, em diálogo com a questão do uso social da memória,por parte dos sujeitos históricos e as interpretações e apropriaçõespossíveis a partir dos sistemas de representação. Concatenado aopensamento benjaminiano, também lançamos mão do trabalho científicodesenvolvido por Lev Vygotsky, que enseja temas geradoresrelacionados às questões da memória, alteridade, interação social eexperiência, notadamente, no âmbito das práticas pedagógicas.Outrossim, essa pesquisa se fundamenta nos subsídios teóricosoferecidos pelos trabalhos de Eduard Palmer Thompson, além dasreflexões de Catherine Walsh sobre interculturalidade crítica e aproposta de uma pedagogia decolonial. Vygotsky, Benjamin, Thompsone Walsh têm como principal ponto de convergência a base marxista dasua produção intelectual e essa urdidura teórica servirá de ferramentapara as discussões aqui oportunizadas.Abstract : The Museums are cultural places whose educacional nature gives greatsocial responsibility once its programmes, projects and actions allowbuilding and implementing educational politics beyond the schoolambiguity and help understanding the becoming of the memories fromdifferent groups known as rearranges and resignifications of the socialdynamics. Considering its institutional features, The Museums as theSchool creat signifying process. Thus, it is important to light elementsconnected to the idea of building an education at the museums, whichwe call museum education, investigating about its senses, to launchreflections upon ways of how education is understood out of the expertdiscourse and help in conceptualizing this possibility of educational useto contribute or not to the construction of perception of the museumsthat arose the acknowledgement and use of theses places in service ofsocial change.This research uses Walter Benjamin elements such asthose in One way Street and The Story Teller which brings discussionsabout museum education in dialogue with the social use of memory forthe historical subjects and the possible interpretation and appropriationfrom the representation system. Along with Benjamin thought, we handwith the scientific work of Lev Vygotsky with ignites the leading themerelate to memory, alterity, social interaction and experience, mainly inthe pedagogical practices. Besides, this research grounds itself byEduard Palmer Thompson work and Catherine Walsh reflections aboutcritical interculturality and the propouse of a decolonial pedagogy.Vygostsky, Benjamin, Thompson and Walsh has as the main crossroadthe Marxist basis of their intellectual production and this theorical warpwill serve as a tool for the following discussion.Paim, Elison AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Valdemar de Assis2018-07-14T04:02:25Z2018-07-14T04:02:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174, [13] p.| il., gráfs.application/pdf353095https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188265porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-14T04:02:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188265Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-14T04:02:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
title A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
spellingShingle A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
Lima, Valdemar de Assis
Educação
Museologia
Museus
title_short A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
title_full A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
title_fullStr A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
title_full_unstemmed A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
title_sort A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
author Lima, Valdemar de Assis
author_facet Lima, Valdemar de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Valdemar de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Museologia
Museus
topic Educação
Museologia
Museus
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-14T04:02:25Z
2018-07-14T04:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 353095
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188265
identifier_str_mv 353095
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174, [13] p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651999373164544