Método ICEx - Método de Desenvolvimento de Identidades Corporativas Experienciais
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91464 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Método ICEx - Método de Desenvolvimento de Identidades Corporativas ExperienciaisEngenharia de produçãoProjetosMetodologiaIdentidade corporativaDesenho industrialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O design representa cada vez mais, uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam alcançar maiores chances de sucesso em seus negócios, principalmente quando incorporado no processo de gestão de marcas. Além disso, acredita-se que o design experiencial (experience design) quando inserido ao processo de construção de identidades corporativas, pode contribuir através da construção de marcas coesas e coerentes, e acima de tudo, de marcas que proporcionem experiências agradáveis e memoráveis aos seus consumidores. Com isso, esta tese tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para o desenvolvimento de identidades corporativas experienciais. O termo identidade corporativa experiencial, neste presente trabalho, refere-se a todas as ações da empresa, sejam estas visuais ou não, que podem ser executadas com o auxílio de um planejamento de design, com o intuito de construir e comunicar uma identidade coerente com o posicionamento e os valores da marca através das experiências proporcionadas pela empresa aos seus consumidores. Entre inúmeros outros métodos de projeto já existentes, questiona-se em geral, a falta de uma abordagem mais estratégica no processo de design. Logo, o método de projeto proposto neste trabalho, visa conciliar os aspectos projetuais tão presentes nos demais métodos de projeto, a alguns aspectos estratégicos, sobretudo da estratégia da marca. O processo metodológico consistiu de uma pesquisa teórica que direcionou os parâmetros para a construção do método proposto. Em seguida foi realizado um estudo de caso para avaliar como seria o uso do método na prática, que ocorreu através de análises qualitativas, no primeiro semestre de 2008. Optou-se pela utilização de questionários e observações como técnicas de levantamento de dados. Os participantes do estudo de caso eram alunos do curso de Desenho Industrial - Habilitação em Programação Visual, da Universidade de Brasília - UnB. Após a análise dos dados coletados no estudo de caso, ajustes foram realizados, resultando na proposta final do Método ICEx - Método de Desenvolvimento de Identidades Corporativas Experienciais.Florianópolis, SCGontijo, Leila AmaralUniversidade Federal de Santa CatarinaSchlemper, Paula Felipe2012-10-23T23:11:49Z2012-10-23T23:11:49Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis214 f.| il.application/pdf261236http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91464porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T07:58:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T07:58:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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