Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kleyton Felipe Giomo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Ecopedagogia através do Mundo Secundário de MononokeEducação AmbientalEcopedagogiaCinema de AnimaçãoHayao MiyazakiPrincesa MononokeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.As relações sociais e ambientais predominantes em nossa sociedade colocam em risco o ecossistema e seus recursos, assim como a qualidade de vida da grande maioria da população. A partir da necessidade de modelos de sociedades sustentáveis e cooperativas, de acordo com novos paradigmas científicos, surge a Ecopedagogia. Seus objetivos iniciais são a promoção da cidadania planetária e implementação da cultura da sustentabilidade. Para isso, se faz necessário o despertar da consciência cósmica por parte de nós terráqueos. Nessa perspectiva, a arte cinematográfica, em especial o gênero da fantasia no cinema de animação, pode contribuir para o estímulo desse despertar. O propósito dessa pesquisa é analisar o longa-metragem “Princesa Mononoke” de Hayao Miyazaki, com o objetivo de encontrar elementos na animação que sejam favoráveis na discussão e reflexão das questões socioambientais, baseando-se nos conceitos-chave da Ecopedagogia. Foi possível observar na animação relações e representações diversas a respeito das problemáticas apresentadas. Os personagens da trama simbolizam os posicionamentos contrastantes existentes entre sociedade e natureza; observou-se as relações de degradação do ambiente em favor do desenvolvimento tecnológico e econômico e do preservacionismo excluindo a dimensão social; em meio a esses extremos o personagem protagonista busca encontrar o equilíbrio e a convivência pacífica entre todos. Também foi possível constatar representações de empoderamento feminino, relatividade da “vilã”, complexidade nas relações socioambientais e elementos fantásticos compondo a natureza. Além disso, Hayao Miyazaki não segue os modelos padrões de posição-de-sujeito representados amplamente nas produções de animação. A obra apresentou grande potencial de reflexão e discussão em práticas de Educação Ambiental.Florianópolis, SC.Ramos, Mariana BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Kleyton Felipe Giomo2018-12-11T14:22:54Z2018-12-11T14:22:54Z2018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-11T14:22:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-11T14:22:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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