Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_e5b8331c123905ff51dc0bbf1109693a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192311 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de MononokeEducação AmbientalEcopedagogiaCinema de AnimaçãoHayao MiyazakiPrincesa MononokeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.As relações sociais e ambientais predominantes em nossa sociedade colocam em risco o ecossistema e seus recursos, assim como a qualidade de vida da grande maioria da população. A partir da necessidade de modelos de sociedades sustentáveis e cooperativas, de acordo com novos paradigmas científicos, surge a Ecopedagogia. Seus objetivos iniciais são a promoção da cidadania planetária e implementação da cultura da sustentabilidade. Para isso, se faz necessário o despertar da consciência cósmica por parte de nós terráqueos. Nessa perspectiva, a arte cinematográfica, em especial o gênero da fantasia no cinema de animação, pode contribuir para o estímulo desse despertar. O propósito dessa pesquisa é analisar o longa-metragem “Princesa Mononoke” de Hayao Miyazaki, com o objetivo de encontrar elementos na animação que sejam favoráveis na discussão e reflexão das questões socioambientais, baseando-se nos conceitos-chave da Ecopedagogia. Foi possível observar na animação relações e representações diversas a respeito das problemáticas apresentadas. Os personagens da trama simbolizam os posicionamentos contrastantes existentes entre sociedade e natureza; observou-se as relações de degradação do ambiente em favor do desenvolvimento tecnológico e econômico e do preservacionismo excluindo a dimensão social; em meio a esses extremos o personagem protagonista busca encontrar o equilíbrio e a convivência pacífica entre todos. Também foi possível constatar representações de empoderamento feminino, relatividade da “vilã”, complexidade nas relações socioambientais e elementos fantásticos compondo a natureza. Além disso, Hayao Miyazaki não segue os modelos padrões de posição-de-sujeito representados amplamente nas produções de animação. A obra apresentou grande potencial de reflexão e discussão em práticas de Educação Ambiental.Florianópolis, SC.Ramos, Mariana BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Kleyton Felipe Giomo2018-12-11T14:22:54Z2018-12-11T14:22:54Z2018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-11T14:22:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-11T14:22:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
title |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
spellingShingle |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke Santos, Kleyton Felipe Giomo Educação Ambiental Ecopedagogia Cinema de Animação Hayao Miyazaki Princesa Mononoke |
title_short |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
title_full |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
title_fullStr |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
title_full_unstemmed |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
title_sort |
Ecopedagogia através do Mundo Secundário de Mononoke |
author |
Santos, Kleyton Felipe Giomo |
author_facet |
Santos, Kleyton Felipe Giomo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Mariana Brasil Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kleyton Felipe Giomo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Ecopedagogia Cinema de Animação Hayao Miyazaki Princesa Mononoke |
topic |
Educação Ambiental Ecopedagogia Cinema de Animação Hayao Miyazaki Princesa Mononoke |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11T14:22:54Z 2018-12-11T14:22:54Z 2018-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652117506785280 |