Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática. |
id |
UFSC_e5bcc1d1ff6936a992a4b006c198c199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86993 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinadoEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoProporcaoEstudo e ensino (Primeiro grau)Livros didaticosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática.Esta pesquisa tem por objetivo identificar objeto matemático proporção enquanto objeto a ensinar e, enquanto objeto ensinado em classe de 6a série do Ensino Fundamental. Sob o referencial da Teoria Antropológica do Saber e da Teoria da Transposição Didática, de Chevallard, é realizado o estudo do conceito e da organização matemática do objeto proporção, em termos de tarefas, técnicas e tecnologias. Para identificá-lo enquanto saber a ensinar busca-se evidenciar questões relativas ao surgimento do saber proporção e a seu tratamento como objeto matemático, em um breve estudo histórico e em um estudo de publicações consideradas como instituições de formação de professores. O estudo de livros didáticos e uma observação em classe permite identificar elementos da organização matemática do objeto proporção enquanto saber ensinado em classe de 6a série. Estes estudos permitem identificar, no ensino atual, duas diferentes abordagens das questões relativas à proporção. Uma abordagem com origem na teoria grega das proporções, na qual a proporção é objeto de estudo, e outra abordagem, na qual o objeto proporção não é presente e as questões relativas à proporção são ensinadas no contexto dos números reais, das igualdades e equações, com ênfase à noção de proporcionalidade.Florianópolis, SCCarvalho, Neri Terezinha BothUniversidade Federal de Santa CatarinaBernal, Marcia Maria2012-10-21T13:12:15Z2012-10-21T13:12:15Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf205628http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T04:43:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86993Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T04:43:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
title |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
spellingShingle |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado Bernal, Marcia Maria Educação Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Proporcao Estudo e ensino (Primeiro grau) Livros didaticos |
title_short |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
title_full |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
title_fullStr |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
title_full_unstemmed |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
title_sort |
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado |
author |
Bernal, Marcia Maria |
author_facet |
Bernal, Marcia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Neri Terezinha Both Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernal, Marcia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Proporcao Estudo e ensino (Primeiro grau) Livros didaticos |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Proporcao Estudo e ensino (Primeiro grau) Livros didaticos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T13:12:15Z 2012-10-21T13:12:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
205628 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993 |
identifier_str_mv |
205628 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652405775007744 |