História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Joanez Aparecida
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89019
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_e5e824296b99bf0a99b2cd38b8d3c41b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89019
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAires, Joanez AparecidaErn, EdelMarques, Carlos Alberto2012-10-22T15:54:29Z2012-10-22T15:54:29Z20062006232855http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89019Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaNeste trabalho apresento uma pesquisa sobre a história da disciplina escolar Química numa instituição de ensino secundário catarinense no período de 1909 a 1942. O objetivo é compreender como foi sendo construída esta disciplina, quais os fatores que influenciaram essa construção e, a partir deste estudo, num lócus específico, estabelecer relações com a construção social dessa disciplina no Brasil naquele período. A metodologia empregada foi a da pesquisa histórica, tendo como pressuposto a compreensão ampliada da noção de documento. As fontes analisadas foram livros didáticos e artigos escritos pelos padres/professores, relatórios do Ginásio, jornais de circulação da época, documentos oficiais, bem como foram realizadas entrevistas com ex-alunos que estudaram no Ginásio naquele período. A fundamentação teórica a partir da qual esta pesquisa foi estruturada baseia-se nos estudos sobre História das Disciplinas Escolares (HDE), especialmente nos trabalhos de Ivor Goodson. Algumas das contribuições desta pesquisa consistem em fazer emergir questões pouco exploradas na historiografia da Educação brasileira, como a mudança ocorrida na formação dos jesuítas no final do século XIX, a qual se refletiu na construção das disciplinas da área das Ciências Físicas e Biológicas no período anterior à década de cinqüenta do século XX, na região sul do Brasil. No entanto, a questão fundamental que perpassa todo este trabalho consiste na discussão sobre a relação entre os objetivos do ensino secundário propostos no currículo oficial e a pouca relevância social que caracterizava (ou ainda caracteriza) a disciplina escolar Química no currículo real do ensino secundário brasileiro. The purpose in this research is to build the history of the school discipline Chemistry in a secondary teaching institution, in the period 1909 to 1942. The search is to understand how this discipline was being constructed, which factors influenced this construction and, by the study in a specific locus, establish connections with the social construction of this discipline in Brazil, at that period. The methodology applied was historical research, having as purpose, the amplified comprehension of document notion. The sources analyzed were didactic books and articles written by priest/professors, Secondary school reports, newspapers from that period and official documents. Interviews were realized with ex-students who took Secondary education at that period in that School. The theoretical basis supporting this research was structured on the history of School Disciplines, especially on Ivor Goodsons works. Some of these contributions consisted in bringing into view questions not much explored in Brazilian education historiography, like the change in the Jesuits formation at the end of XIX century, which reflected on the construction of the disciplines of the area of Physics and Biology Sciences in the period before the decade of the 50´s in the XX century, in the South region of Brazil. However, the main question in this work consists in a discussion about the connection between the objectives of secondary education proposed in the formal curriculum and the small social relevance that characterized (or still characterizes) the Chemistry School discipline on the real curriculum of Brazilian Secondary education.1 v.| il.porFlorianópolis, SCEducação científica e tecnológicaEnsino secundario1909-1942Santa CatarinaQuimicaHistóriaEstudo e ensinoSanta CatarinaHistória da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL232855.pdfapplication/pdf5434795https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89019/1/232855.pdf827968eb6a8880ea7eee4f57daa05974MD51TEXT232855.pdf.txt232855.pdf.txtExtracted Texttext/plain637966https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89019/2/232855.pdf.txte6d00a72057d588ef8bc4d13d5569945MD52THUMBNAIL232855.pdf.jpg232855.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89019/3/232855.pdf.jpg242fbf0cec24c9cce1ac42ea08168faeMD53123456789/890192013-05-05 13:10:03.046oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89019Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:10:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
title História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
spellingShingle História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
Aires, Joanez Aparecida
Educação científica e tecnológica
Ensino secundario
1909-1942
Santa Catarina
Quimica
História
Estudo e ensino
Santa Catarina
title_short História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
title_full História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
title_fullStr História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
title_full_unstemmed História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
title_sort História da disciplina escolar química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina (1909-1942)
author Aires, Joanez Aparecida
author_facet Aires, Joanez Aparecida
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ern, Edel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
contributor_str_mv Ern, Edel
Marques, Carlos Alberto
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Ensino secundario
1909-1942
Santa Catarina
Quimica
História
Estudo e ensino
Santa Catarina
topic Educação científica e tecnológica
Ensino secundario
1909-1942
Santa Catarina
Quimica
História
Estudo e ensino
Santa Catarina
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T15:54:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T15:54:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89019
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 232855
identifier_str_mv 232855
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89019/1/232855.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89019/2/232855.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89019/3/232855.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 827968eb6a8880ea7eee4f57daa05974
e6d00a72057d588ef8bc4d13d5569945
242fbf0cec24c9cce1ac42ea08168fae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805412115382272