O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8321 |
Resumo: | Este artigo analisa como ocorreu a expansão do ensino secundário no estado de Santa Catarina de 1942 (Reforma Capanema) a 1961 (LDB), considerando as redes privadas e o ensino público. Para tanto, adota a perspectiva de Pierre Bourdieu que concebe o espaço social formado por campos e subcampos, constituídos por leis, jogos e capitais específicos. Assim, o ensino secundário é considerado um subcampo que integra o campo educacional catarinense. Constata que, de 1942 a 1961, o ensino secundário catarinense teve uma expansão inédita devido ao aumento dos colégios católicos, à fundação de educandários luteranos, ao oferecimento de cursos ginasiais e colegiais pelo governo estadual em escolas normais e institutos de educação. O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina, portanto, foi marcado pela privatização dominada pela rede escolar católica. |
id |
UNEB-3_f6761d48475da349c454663c5aca534d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8321 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961)Secondary teachingExpansionSanta CatarinaPrivatizationEnsino secundárioExpansãoSanta CatarinaPrivatizaçãoEste artigo analisa como ocorreu a expansão do ensino secundário no estado de Santa Catarina de 1942 (Reforma Capanema) a 1961 (LDB), considerando as redes privadas e o ensino público. Para tanto, adota a perspectiva de Pierre Bourdieu que concebe o espaço social formado por campos e subcampos, constituídos por leis, jogos e capitais específicos. Assim, o ensino secundário é considerado um subcampo que integra o campo educacional catarinense. Constata que, de 1942 a 1961, o ensino secundário catarinense teve uma expansão inédita devido ao aumento dos colégios católicos, à fundação de educandários luteranos, ao oferecimento de cursos ginasiais e colegiais pelo governo estadual em escolas normais e institutos de educação. O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina, portanto, foi marcado pela privatização dominada pela rede escolar católica.UNEB2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/832110.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p30-42Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 30-422358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8321/6957Copyright (c) 2020 Norberto Dallabrida, Letícia Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessDallabrida, NorbertoVieira, Letícia2023-04-18T00:29:24Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8321Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:29:24Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
title |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
spellingShingle |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) Dallabrida, Norberto Secondary teaching Expansion Santa Catarina Privatization Ensino secundário Expansão Santa Catarina Privatização |
title_short |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
title_full |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
title_fullStr |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
title_full_unstemmed |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
title_sort |
O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961) |
author |
Dallabrida, Norberto |
author_facet |
Dallabrida, Norberto Vieira, Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Letícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallabrida, Norberto Vieira, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Secondary teaching Expansion Santa Catarina Privatization Ensino secundário Expansão Santa Catarina Privatização |
topic |
Secondary teaching Expansion Santa Catarina Privatization Ensino secundário Expansão Santa Catarina Privatização |
description |
Este artigo analisa como ocorreu a expansão do ensino secundário no estado de Santa Catarina de 1942 (Reforma Capanema) a 1961 (LDB), considerando as redes privadas e o ensino público. Para tanto, adota a perspectiva de Pierre Bourdieu que concebe o espaço social formado por campos e subcampos, constituídos por leis, jogos e capitais específicos. Assim, o ensino secundário é considerado um subcampo que integra o campo educacional catarinense. Constata que, de 1942 a 1961, o ensino secundário catarinense teve uma expansão inédita devido ao aumento dos colégios católicos, à fundação de educandários luteranos, ao oferecimento de cursos ginasiais e colegiais pelo governo estadual em escolas normais e institutos de educação. O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina, portanto, foi marcado pela privatização dominada pela rede escolar católica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8321 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p30-42 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8321 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p30-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8321/6957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Norberto Dallabrida, Letícia Vieira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Norberto Dallabrida, Letícia Vieira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 30-42 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955442847744 |