Universos paralelos enquanto representação cultural na série de animação Rick e Morty
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237912 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022. |
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Universos paralelos enquanto representação cultural na série de animação Rick e MortyEducação científica e tecnológicaWebsériesRepresentação (Filosofia)FísicaMultiversoCulturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.Há uma significativa circulação de representações relacionadas a produções da ciência por diferentes artefatos culturais na contemporaneidade. Levando em conta que esses artefatos colocam pedagogias culturais em funcionamento e, ao fazerem isso, constituem e propagam sentidos acerca de diferentes assuntos por meio de suas representações, inclusive associados a conceitos e teorias científicas específicas, esta pesquisa teve como objetivo geral examinar a representação cultural do tema universos paralelos que estaria sendo disseminada pela pedagogia cultural praticada no artefato Rick e Morty. Consequentemente, ela teve como objetivos específicos: a) por se tratar de um tema de análise que também circula no âmbito científico, para melhor compreendê-lo, articulá-lo com a noção de representação cultural e de representação na filosofia da ciência de Ian Hacking, b) identificar, por meio da representação presente no material esquadrinhado, como o tema universos paralelos é ali constituído e c), dialogar com as características da representação sobre o tema universos paralelos (ou multiverso), encontradas em Rick e Morty, que atravessam referências culturais e guardam relação com o que é materializado nessa animação. Para tanto, o referencial teórico inclui contribuições da produção sobre representações culturais de Stuart Hall, que leva em conta subisídios teóricos sobre discurso de Michel Foucault, de autores que se dedicam ao estudo das pedagogias culturais, de discussões sobre a noção de representação na filosofia da ciência, apoiadas em Ian Hacking e, a partir de Brian Greene e Max Tegmark, de esclarecimentos sobre o tema universos paralelos na física. A fim de apreciar o material empírico, extrai tanto contribuições da produção foucaultiana sobre discurso, dado a relação com a representação, quanto subsídios de análises inspiradoras que guardam aproximações com a realizada. A partir da análise empreendida, demarquei que a representação do tema universos paralelos em Rick e Morty institui significados que dizem ser possível aos personagens interagir com outros universos, viajar para eles ou observá-los, isso por meio de dispositivos como a ?arma de portais?, a ?TV interdimensional? e os ?óculos interdimensionais?. Ademais, a representação dissemina significados como os que os universos paralelos são infinitos, que eles podem ser idênticos, semelhantes, ou inusitadamente diferentes entre si. Sobre os habitantes dos outros universos, a representação traz que eles podem ser versões vivificadas de coisas, insetos e objetos de nosso cotidiano. Além disso, ao pensar essa representação em contato com outras produções culturais, incluindo a física, constatei que a representação em Rick e Morty guarda elementos de variadas obras e áreas de nosso meio cultural na constituição desse algo ?novo?. Dessa maneira, com esta pesquisa busquei primordialmente contribuir para salientar e refletir sobre a dimensão educativa dos diferentes artefatos culturais os quais, no caso dos universos paralelos, incorporam representações que atuam na constituição de significados sobre esse tema, bem como na forma como vemos e nos relacionamos a ele.Abstract: There is a significant circulation of representations related to science productions by different cultural artifacts in contemporary times. Taking into account that these artifacts put cultural pedagogies into operation and, in doing so, constitute and propagate meanings about different subjects through their representations, including those associated with specific scientific concepts and theories, this research aimed to examine cultural representation of the theme parallel universes that would be disseminated by the cultural pedagogy practiced in the Rick and Morty artifact. Consequently, it had as specific objectives: a) because it is a topic of analysis that also circulates in the scientific field, to better understand it, articulate it with the notion of cultural representation and representation in the philosophy of science of Ian Hacking, b) identify, through the representation present in the scanned material, how the theme parallel universes is constituted there and c), dialogue with the characteristics of the representation about the theme parallel universes (or multiverse), found in Rick and Morty, which cross cultural references and are related to what is materialized in this animation. To this end, the theoretical framework includes contributions from the production on cultural representations by Stuart Hall, which takes into account theoretical subsidies about Michel Foucault's discourse, from authors who are dedicated to the study of cultural pedagogies, from discussions about the notion of representation in the philosophy of science, supported by Ian Hacking and, from Brian Greene and Max Tegmark, clarifications on the topic of parallel universes in physics. In order to appreciate the empirical material, it extracts both contributions from Foucauldian production on discourse, given the relationship with representation, and subsidies from inspiring analyzes that keep approximations to the one performed. Based on the analysis undertaken, I highlighted that the representation of the theme of parallel universes in Rick and Morty establishes meanings that say that it is possible for the characters to interact with other universes, travel to them or observe them, through devices such as the ?portal weapon?, ?interdimensional TV? and ?interdimensional glasses?. Furthermore, the representation disseminates meanings such as that parallel universes are infinite, that they can be identical, similar, or unusually different from each other. About the inhabitants of other universes, the representation brings that they can be vivified versions of things, insects and objects of our daily lives. In addition, when thinking about this representation in contact with other cultural productions, including physics, I found that the representation in Rick and Morty keeps elements of various works and areas of our cultural environment in the constitution of something ?new?. In this way, with this research I sought primarily to contribute to highlighting and reflecting on the educational dimension of different cultural artifacts which, in the case of parallel universes, incorporate representations that act in the constitution of meanings on this theme, as well in the way we see and relate to it.Silva, Henrique César daUniversidade Federal de Santa CatarinaMonteiro, Paulo Vitor2022-08-04T23:17:33Z2022-08-04T23:17:33Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.| il.application/pdf377727https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237912porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T23:17:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-04T23:17:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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