Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada. |
id |
ULBRA-1_456a50b5608b544069988a362f09cd8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7375 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciênciaEste artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Monteiro, Paulo VitorKnöpker, Mônica2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/737510.4322/2358-0801.2023.25.62.05TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375/4637Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T01:21:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7375Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-19T01:21:32Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
title |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
spellingShingle |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência Monteiro, Paulo Vitor |
title_short |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
title_full |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
title_fullStr |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
title_full_unstemmed |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
title_sort |
Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência |
author |
Monteiro, Paulo Vitor |
author_facet |
Monteiro, Paulo Vitor Knöpker, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Knöpker, Mônica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Paulo Vitor Knöpker, Mônica |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375 10.4322/2358-0801.2023.25.62.05 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2023.25.62.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375/4637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083529551872 |