Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Paulo Vitor
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Knöpker, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada.
id ULBRA-1_456a50b5608b544069988a362f09cd8a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7375
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Rick e Morty ensinando sobre o que é ciênciaEste artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Monteiro, Paulo VitorKnöpker, Mônica2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/737510.4322/2358-0801.2023.25.62.05TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375/4637Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T01:21:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7375Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-19T01:21:32Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
title Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
spellingShingle Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
Monteiro, Paulo Vitor
title_short Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
title_full Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
title_fullStr Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
title_full_unstemmed Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
title_sort Rick e Morty ensinando sobre o que é ciência
author Monteiro, Paulo Vitor
author_facet Monteiro, Paulo Vitor
Knöpker, Mônica
author_role author
author2 Knöpker, Mônica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Paulo Vitor
Knöpker, Mônica
description Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou examinar a representação de ciência disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série de animação Rick e Morty. Para alcançá-lo, tomamos como material empírico os episódios da 1ª temporada e os apreciamos a partir de contribuições teórico-metodológicas da produção foucaultiana sobre discurso. A análise empreendida possibilitou identificar que a série Rick e Morty propaga efeitos de verdade sobre o que é ciência através de enunciados recorrentes que não estão alinhados a discussões epistemológicas contemporâneas. Desse modo, ela contribui para a difusão de uma representação limitada de ciência que precisaria ser problematizada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375
10.4322/2358-0801.2023.25.62.05
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.62.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7375/4637
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083529551872