Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190930 |
Resumo: | A pesquisa em tela buscou conhecer a construção das primeiras iniciativas para inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Nosso objetivo foi conhecer o processo de inclusão dos discentes com deficiência na UFS sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes com e sem deficiência e acompanhantes. Nesse sentido, foi necessário construir a tessitura que corresponde a uma rede que guia e entrelaça os fatos. Revela os personagens envolvidos, o convênio entre governo do Estado de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação com o governo cubano, assim como com o Departamento de Educação da UFS, tendo como foco as ações científicas para a formação de docentes e técnicos das redes estadual, municipal e federal para atender às pessoas com deficiência nas mais variadas etapas educacionais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, numa pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizadas como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os 22 sujeitos entrevistados. Delimitamos como lócus o Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFS, Campus São Cristóvão. Os resultados trazem à luz que o CECH iniciou o processo de inclusão de disciplina voltada para a temática no Departamento de Psicologia, mas é o Departamento de Educação que inicia o processo de formação de profissionais docentes na perspectiva inclusiva para atuarem nas redes públicas e particular do Estado de Sergipe. |
id |
UFSC_e635e8d5819eda59382863dc38dcbce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190930 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olharesAcessibilidadeDiscente com deficiênciaDocênciaEnsino superiorInclusãoA pesquisa em tela buscou conhecer a construção das primeiras iniciativas para inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Nosso objetivo foi conhecer o processo de inclusão dos discentes com deficiência na UFS sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes com e sem deficiência e acompanhantes. Nesse sentido, foi necessário construir a tessitura que corresponde a uma rede que guia e entrelaça os fatos. Revela os personagens envolvidos, o convênio entre governo do Estado de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação com o governo cubano, assim como com o Departamento de Educação da UFS, tendo como foco as ações científicas para a formação de docentes e técnicos das redes estadual, municipal e federal para atender às pessoas com deficiência nas mais variadas etapas educacionais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, numa pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizadas como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os 22 sujeitos entrevistados. Delimitamos como lócus o Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFS, Campus São Cristóvão. Os resultados trazem à luz que o CECH iniciou o processo de inclusão de disciplina voltada para a temática no Departamento de Psicologia, mas é o Departamento de Educação que inicia o processo de formação de profissionais docentes na perspectiva inclusiva para atuarem nas redes públicas e particular do Estado de Sergipe.UFS2018-10-30T18:57:26Z2018-10-30T18:57:26Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Cândida Luísa Pinto. Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Sergipe. 2016. Orientadora: Dra. Rita de Cácia Santos Souzahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190930CRUZ, Cândida Luísa Pintoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T18:59:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190930Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T18:59:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
title |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
spellingShingle |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares CRUZ, Cândida Luísa Pinto Acessibilidade Discente com deficiência Docência Ensino superior Inclusão |
title_short |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
title_full |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
title_fullStr |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
title_full_unstemmed |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
title_sort |
Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares |
author |
CRUZ, Cândida Luísa Pinto |
author_facet |
CRUZ, Cândida Luísa Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Cândida Luísa Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Discente com deficiência Docência Ensino superior Inclusão |
topic |
Acessibilidade Discente com deficiência Docência Ensino superior Inclusão |
description |
A pesquisa em tela buscou conhecer a construção das primeiras iniciativas para inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Nosso objetivo foi conhecer o processo de inclusão dos discentes com deficiência na UFS sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes com e sem deficiência e acompanhantes. Nesse sentido, foi necessário construir a tessitura que corresponde a uma rede que guia e entrelaça os fatos. Revela os personagens envolvidos, o convênio entre governo do Estado de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação com o governo cubano, assim como com o Departamento de Educação da UFS, tendo como foco as ações científicas para a formação de docentes e técnicos das redes estadual, municipal e federal para atender às pessoas com deficiência nas mais variadas etapas educacionais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, numa pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizadas como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os 22 sujeitos entrevistados. Delimitamos como lócus o Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFS, Campus São Cristóvão. Os resultados trazem à luz que o CECH iniciou o processo de inclusão de disciplina voltada para a temática no Departamento de Psicologia, mas é o Departamento de Educação que inicia o processo de formação de profissionais docentes na perspectiva inclusiva para atuarem nas redes públicas e particular do Estado de Sergipe. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-30T18:57:26Z 2018-10-30T18:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Cândida Luísa Pinto. Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Sergipe. 2016. Orientadora: Dra. Rita de Cácia Santos Souza https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190930 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Cândida Luísa Pinto. Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe: múltiplos olhares. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Sergipe. 2016. Orientadora: Dra. Rita de Cácia Santos Souza |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652340530511872 |