The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fernanda Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93113
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009.
id UFSC_e64966c2f5b667acea6815e0ceb22f2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93113
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and studentsLingua inglesaEstudo e ensino (Superior)Tecnologia da informaçãoProfessores e alunosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009.O presente estudo tem por objetivo investigar (a) o uso de ferramentas de TIC por ambos os professores e alunos em cursos de Letras Inglês, (b) as crenças desses professores e alunos em relação ao uso de ferramentas de TIC nesses cursos e (c) a relação entre o uso das ferramentas de TIC nesses cursos e as crenças dos professores e alunos em relação a esse uso. Os dados foram coletados de 9 professores dos cursos de Letras Inglês da UFSC, UFRJ e UFMG, e de 48 alunos da UFSC e da UFRJ. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram questionários abertos online, entrevistas semi-estruturadas online e auto-relatos. Ao todo, todos os 9 professores e 48 alunos responderam o questionário; 3 professores e 6 alunos da UFSC participaram da entrevista e outros 2 professores e uma aluna também da UFSC escreveram o autorelato. A análise dos dados para o presente estudo consistiu de um processo cuidadoso de reflexão, interpretação e construção de significados a partir da triangulação dos dados obtidos através daqueles três instrumentos. Os resultados indicam que os professores do curso de Letras Inglês da UFSC, da UFRJ e da UFMG usam várias ferramentas de TIC nos cursos que lecionam com o objetivo de complementar as suas aulas e de auxiliar seus alunos no seu processo de aprendizagem. Além disso, a maioria dos professores e alunos expressou crenças positivas em relação ao uso de ferramentas de TIC, apontando várias formas como essas ferramentas podem complementar o próprio curso e ajudar os alunos a melhorarem suas habilidades lingüísticas. Porém, alguns poucos alunos reportaram não se beneficiar da maneira como algumas ferramentas estavam sendo empregadas, e ainda um aluno afirmou não acreditar que as ferramentas de TIC podem de alguma forma auxiliar no seu processo de aprendizagem. Por fim, um bom grau de coerência foi encontrado da relação entre o uso que professores e alunos dizem fazer das ferramentas de TIC e as suas crenças em relação a esse uso. Ou seja, os participantes não apenas acreditam que as ferramentas de TIC podem auxiliar no seu processo de ensino/aprendizagem, mas eles de fato as utilizam.Fortkamp, Mailce Borges MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Fernanda Ramos2012-10-24T16:51:06Z2012-10-24T16:51:06Z2012-10-24T16:51:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf273351http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93113engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T19:09:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93113Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T19:09:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
title The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
spellingShingle The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
Machado, Fernanda Ramos
Lingua inglesa
Estudo e ensino (Superior)
Tecnologia da informação
Professores e alunos
title_short The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
title_full The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
title_fullStr The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
title_full_unstemmed The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
title_sort The use of ict tools in undergraduate english language programmes: beliefs of professors and students
author Machado, Fernanda Ramos
author_facet Machado, Fernanda Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortkamp, Mailce Borges Mota
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Fernanda Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua inglesa
Estudo e ensino (Superior)
Tecnologia da informação
Professores e alunos
topic Lingua inglesa
Estudo e ensino (Superior)
Tecnologia da informação
Professores e alunos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T16:51:06Z
2012-10-24T16:51:06Z
2012-10-24T16:51:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 273351
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93113
identifier_str_mv 273351
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93113
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652042404626432