Eletromobilidade: agendas do Brasil e da Alemanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237222 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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Eletromobilidade: agendas do Brasil e da AlemanhaEletromobilidadeExternalidadesSubsídios pigouvianosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Este trabalho é sobre as diferenças entre Brasil e Alemanha no que diz respeito aos incentivos ao mercado de veículos elétricos, tendo em vista a sua crescente demanda devido às externalidades negativas dos veículos convencionais como a mudança climática. Para tanto, são comparadas as abordagens dos dois países, desde a política de inovação em geral até a agenda específica para eletromobilidade. O pano de fundo desta comparação é microeconômico, levando em conta o papel importante das externalidades na discussão, e considerando que a Alemanha em especial tem uma solução pigouviana para o problema oferecendo subsídios em dinheiro aos consumidores. Como a política alemã teve bastante sucesso, é sugerida sua adoção no Brasil, tendo em vista que o mercado está bastante aquecido mesmo com os altos preços desses veículos.This work is about the differences between Brazilian and German policies regarding to incentives for the electric vehicles market, given a rising demand due to negative externalities, such as climate change, caused from internal combustion vehicles. To achieve the goal, was compared both countries’ approaches, from the general innovation policies to the specific agenda for electromobility. The comparison’s backdrop is microeconomic, considering the important role of externalities in this discussion, and considering that Germany provides a Pigouvian solution to the issue by offering monetary subsidies to consumers. As the German policy has enjoyed great success, its adoption is suggested in Brazil, given the blooming of the market despite the high prices for electric vehicles.Florianópolis, SCSilva Junior, Gilson Geraldino daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Brenda Moriel Bertol Pereira da2022-07-27T20:16:33Z2022-07-27T20:16:33Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237222info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-07-27T20:16:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-27T20:16:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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