Percepções sobre as respostas à questão social dadas pelo terceiro setor no contexto da pandemia de Covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245380 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social. |
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Percepções sobre as respostas à questão social dadas pelo terceiro setor no contexto da pandemia de Covid-19Terceiro Setor; Questão Social; Atuação profissional; Ação Social.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social.A presente pesquisa tem como objetivo problematizar as respostas que o terceiro setor traz as expressões da questão social, com vistas a apreender se as mesmas podem garantir, os direitos sociais. Teve como ponto de provocação a realidade experiênciada a partir da inserção no campo de estágio no terceiro setor, especificamente numa Ação Social vinculada à Igreja Católica, a partir da qual foi possível apreender a dinâmica das respostas dadas pelo chamado terceiro setor às demandas advindas da sociedade, expressas na realidade de sujeitos em situações de extrema pobreza, fome, situação de rua, desemprego etc., que buscavam na Ação Social o subsídio mínimo para a sua sobrevivência. A resposta centrava-se na distribuição de cestas básicas, às quais não contavam com regularidade e eram distribuídas de acordo com a disponibilidade das doações recebidas. Diante disso, surge, no contexto de elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o questionamento acerca do terceiro setor em geral e sua capacidade para dar respostas às chamadas expressões da questão social. Para tanto é utilizado a pesquisa bibliográfica através de artigos e livros de autores de referência na temática; contou-se ainda com apoio em pesquisa documental a partir das reflexões do autor registradas nos documentos produzidos no processo de estágio obrigatório em serviço social, tais como: diário de campo, relatório de estágio ente outros. Buscou-se elementos teóricos que esclareçam o surgimento da questão social e suas particularidades na realidade brasileira, além de historicizar o terceiro setor e suas especificidades no Brasil. A partir desse entendimento mais amplo acerca da questão social e do terceiro setor, foi possível refletir sobre a realidade experienciada no campo de estágio, considerando a dinâmica da instituição, a conjuntura em que foi realizado o estágio – contexto pandêmico e a atuação do (a) assistente social na mesma. Concluiu-se, que com a inserção cada vez mais frequente do terceiro setor em setores onde o Estado deve estar à frente na garantia dos direitos, o (a) profissional de Serviço Social (SSO) tem o desafio de se posicionar contra a estrutura de exploração do capital, dentro destas instituições públicas ou privadas, reconhecendo seus limites e avanços e trazer propostas que contribuam para a garantia e permanência dos direitos da classe trabalhadora.Florianópolis, SC.Souza, Cristiane Luiza Sabino deUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Rafael Leonardo Cardoso da2023-03-28T18:23:12Z2023-03-28T18:23:12Z2022-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245380Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-28T18:23:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245380Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-28T18:23:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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