Desenvolvimento de dispositivos em papel para análise qualitativa e semiquantitativa de antioxidante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199717 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química |
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Desenvolvimento de dispositivos em papel para análise qualitativa e semiquantitativa de antioxidanteExperimentaçãoAntioxidanteLab-on-PaperDispositivo redoxTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaMuitos trabalhos reportam que a eletroquímica é um dos principais conteúdos de química, do ensino médio, que os estudantes demonstram dificuldades na aprendizagem, especialmente na compreensão das reações redox. Além disso, a grande maioria dos experimentos apresentados na literatura sobre eletroquímica abordam os temas: pilhas e baterias, reatividade e corrosão dos metais; assim, não exploram reações redox de moléculas orgânicas. Neste sentido, propõem-se trabalhar o tema “antioxidante”, o qual, além de pouco explorado em propostas para a construção do conhecimento sobre reações redox, possibilita trabalhar diversos outros conceitos. Este trabalho consiste no desenvolvimento de dispositivos redox portáteis e de baixo custo para serem aplicados no Ensino Médio, podendo colaborar para o ensino de eletroquímica, bem como contribuir para o interesse dos estudantes pela Química. Neste trabalho foi reproduzido o método clássico de detecção de vitamina C em microescala, e realizado o desenvolvimento e otimização de dispositivos redox de análise (qualitativo e semiquantitativo) construídos à base de papel filtro para a detecção de antioxidante (vitamina C) em amostras alimentícias. Por fim, foram propostos roteiros experimentais para a construção dos dispositivos de análise e um roteiro de aplicação envolvendo uma situação problema. Os dispositivos propostos mostraram ter grande potencial para a utilização nas aulas de química do Ensino Médio, pois não necessitam de infraestrutura de um laboratório, apresentam simples manuseio, os reagentes necessários possuem baixo custo e podem ser facilmente adquiridos no comércio. Além disso, utiliza-se uma pequena quantidade de reagentes, o que minimizam a quantidade de resíduos gerados nos experimentos.Blumenau, SCZapp, EduardoBrondani, DanielaUniversidade Federal de Santa CatarinaMalvessi, Gabriele Smanhotto2019-08-09T17:55:28Z2019-08-09T17:55:28Z2019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199717info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-05-26T16:13:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199717Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-05-26T16:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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