Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Ferreira, Gabriela de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244961
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_e6f0c64e2fc7a64695400e9245f1e349
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244961
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do BrasilEmployer BrandingDiversidadeDiversityRacialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.O presente trabalho tem como objetivo analisar o possível alinhamento acerca das políticas de promoção da cultura de diversidade, equidade e inclusão racial no ambiente corporativo com as práticas de Employer Branding. O conceito de Employer Branding ou marca empregadora está associado ao estímulo das pessoas trabalharem em alguma organização. Com a alta competitividade, a gestão da marca empregadora passou a ser fundamental, e apesar da inclusão de minorias permear a gestão de recursos humanos de algumas empresas, o mercado de trabalho ainda precisa evoluir muito nesse sentido, especialmente no que tange a diversidade étnico-racial. Para comparar as políticas de gestão de marca empregadora para diversidade racial a partir das 100 maiores empresas listadas no Ranking Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco) de melhor reputação corporativa no Brasil nos anos de 2019 a 2021. Para análise comparativa, a triangulação foi conseguida por meio da análise de dados secundários para a apresentação e caracterização das empresas escolhidas e foram levadas em consideração as seguintes variáveis: Gestão da Diversidade, Grupos de afinidade, Política de diversidade e Recrutamento e Seleção. Identificou-se uma preocupação da gestão de recursos humanos e da alta administração em ter uma cultura e ambiente diverso. Conclui-se que as políticas estão alinhadas aos conceitos de Employer Branding pela preocupação das mesmas, com acesso e recursos voltados para identificarem lacunas e fomento de ações para novos projetos e programas para pessoas negras. Um processo que deve ser analisado e mensurado de perto, para que os colaboradores atuais e possíveis candidatos sejam impactadas positivamente e a marca empregadora da empresa seja fortalecida durante toda a jornada de experiência do colaborador.The present work aims to analyze the possible alignment of policies to promote a culture of diversity, equity, and racial inclusion in the corporate environment with Employer Branding practices. The concept of Employer Branding is associated with encouraging people to work for an organization. With the high competitiveness, employer brand management has become fundamental, and although the inclusion of minorities permeates the human resources management of some companies, the labor market still needs to evolve a lot in this sense, especially in terms of ethno-racial diversity. To compare employer brand management policies for racial diversity from the top 100 companies listed in the Corporate Reputation Business Monitor (Merco) ranking of best corporate reputation in Brazil in the years 2019 to 2021. For comparative analysis, triangulation was achieved through the analysis of secondary data for the presentation and characterization of the chosen companies and the following variables were taken into: Diversity Management, Affinity Groups, Diversity Policy, and Recruitment and Selection. It was identified a concern of the human resources management and top management to have a diverse culture and environment. It is concluded that the policies are aligned with the concepts of Employer Branding by their concern, with access and resources aimed at identifying gaps and promoting actions for new projects and programs for black people. A process that must be closely analyzed and measured, so that current employees and potential candidates are positively impacted and the company's employer brand is strengthened throughout the employee's experience journey.Florianópolis, SC.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa Catarina.Freitas Ferreira, Gabriela de2023-03-08T17:17:51Z2023-03-08T17:17:51Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244961Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-08T17:17:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244961Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-08T17:17:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
title Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
spellingShingle Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
Freitas Ferreira, Gabriela de
Employer Branding
Diversidade
Diversity
Racial
title_short Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
title_full Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
title_fullStr Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
title_full_unstemmed Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
title_sort Análise das estratégias de Employer Branding em relação às políticas de estímulo à diversidade étnico-racial das melhores empresas do Brasil
author Freitas Ferreira, Gabriela de
author_facet Freitas Ferreira, Gabriela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas Ferreira, Gabriela de
dc.subject.por.fl_str_mv Employer Branding
Diversidade
Diversity
Racial
topic Employer Branding
Diversidade
Diversity
Racial
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-08T17:17:51Z
2023-03-08T17:17:51Z
2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244961
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652203954536448