UX-QUALI: uma proposta de framework para definição de requisitos para qualidade da experiência do usuário no projeto de softwares aplicativos multi-device
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226869 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
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UX-QUALI: uma proposta de framework para definição de requisitos para qualidade da experiência do usuário no projeto de softwares aplicativos multi-deviceEngenharia de produçãoSoftware de aplicaçãoArquitetura de softwareInteração homem-máquinaErgonomiaUsuários de computadorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.A definição adequada de requisitos é essencial ao projeto ergonômico de software, pois requisitos sintetizam a compreensão do problema e embasam o desenvolvimento e a avaliação da solução. Dois desafios do atual cenário tecnológico tornam essa definição complexa. O primeiro é a penetração do uso de aplicativos na vida cotidiana, que requer que sejam contemplados requisitos para tratar as experiências afetiva, cognitiva e sensório-motora dos usuários. O segundo é a disseminação de dispositivos como desktops, tablets e smartphones, que requer que sejam contemplados requisitos para o suporte multi-device à atividade. Considerando essa problemática, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um framework para o apoio à definição multidimensional de requisitos de software, tendo em vista uma abordagem ergonômica para promover a qualidade da experiência do usuário em aplicativos multi-device. A metodologia adotada incluiu três etapas. A primeira contemplou a elaboração de um modelo teórico de fatores que influenciam na UX multi-device com base na revisão sistemática de estudos sobre affordances e sobre qualidade multi-device. Esse modelo traz como contribuição teórica a expansão da forma de descrever affordances e a experiência do usuário por meio do detalhamento de fatores do indivíduo, do contexto e do aplicativo que influenciam nas três dimensões da atividade. A segunda etapa envolveu o uso do modelo teórico de fatores como base para o desenvolvimento de duas ferramentas. A primeira, chamada de ferramenta de mapeamento de requisitos, estimula uma imersão nos fatores das três dimensões que influenciam no sistema de atividade como base para a definição dos requisitos das partes interessadas. Além disso, estimula a ideação de um modelo de tarefas multi-device para satisfação de metas e necessidades das partes interessadas, bem como a definição e detalhamento da estrutura funcional para dar suporte a essas tarefas nos diferentes dispositivos. Assim, essa ferramenta traz a contribuição de estimular que os processos de aquisição de conhecimento sobre a área de aplicação do software e de ideação da solução sejam multidimensionais e multi-device. A segunda ferramenta, chamada de ferramenta de avaliação de qualidade, propõe um conjunto de requisitos para estimular a análise de características de qualidade no software. Tais requisitos trazem como contribuição o fato de abordarem propriedades do software que podem ser observadas e ajustadas, oferecendo um direcionamento concreto para o tratamento de questões como eficácia, eficiência, cobertura de contexto e integração multi-device nas três dimensões da atividade. Por fim, a terceira etapa englobou dois estudos de campo para a avaliação qualitativa do uso das ferramentas junto a acadêmicos de graduação e pós-graduação em design. Nesse âmbito, observou-se que os procedimentos sugeridos pelas ferramentas foram adequadamente compreendidos e aplicados, tendo-se obtido uma percepção predominantemente positiva sobre o uso das ferramentas. Tal resultado indica que as ferramentas podem ser usadas por designers iniciantes, o que é positivo considerando-se que o UX design é uma área em expansão com novos praticantes.Abstract: The proper definition of requirements is essential to ergonomic software design, as requirements synthesize the understanding of the problem and support the development and evaluation of the solution. Two challenges of the current technological scenario make this definition complex. The first is the use of application software in everyday life, which requires a multidimensional approach to requirements to address the affective, cognitive, and sensory-motor experiences of users. The second is the spread of devices such as desktops, tablets, and smartphones, which demands a requirement approach capable of contemplating the multi-device support of users' activity. Considering this problematic, this research aims to develop a framework to support the multidimensional definition of software requirements, in view of an ergonomic approach to promote the quality of user experience in multi-device application software. The methodology adopted included three steps. The first step involves the development of a theoretical model of factors that influence multi-device UX based on a systematic review of studies on affordances and multi-device quality. The contribution of the theoretical model is to expand the way to describe affordances and the user experience by detailing individual, contextual, and application factors that influence the three dimensions of activity. The second step consisted in using the theoretical model as a basis for developing two tools. The first, called the requirements mapping tool, encourages an immersion in the factors of the three dimensions that influence the activity system in order to define stakeholder requirements. Furthermore, it stimulates the ideation of a multi-device task model to satisfy the goals and needs of the stakeholders, as well as stimulates the definition and detailing of the functional structure to support these tasks in the different devices. Thus, this tool contributes to stimulate that the processes of knowledge acquisition about the software application area and of solution ideation are multidimensional and multi-device. The second tool, called the quality assessment tool, proposes a set of requirements to stimulate the analysis of quality characteristics in software. The contribution made by these requirements is an approach to software properties that can be observed and adjusted, offering a concrete direction for the treatment of issues such as effectiveness, efficiency, context coverage, and multi-device integration in the three dimensions of the activity. Finally, the third step encompassed two field studies for a qualitative evaluation of the use of the tools with undergraduate and graduate design students. In this scope, it was observed that the procedures suggested by the tools were adequately understood and applied, and a predominantly positive perception was obtained about the use of the tools. This result indicates that the tools can be used by novice designers, which is positive considering that UX design is a growing area with -new practitioners.Vergara, Lizandra Garcia LupiUniversidade Federal de Santa CatarinaAraujo, Genilda Oliveira de2021-08-23T14:04:13Z2021-08-23T14:04:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis255 p.| il., tabs.application/pdf372317https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226869porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:04:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226869Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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