Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolff, Carlos Castilho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88912
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_e700bdafbdfafa7aeedecc3000c92152
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88912
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolarEducaçãoEducação infantilEscolasRelações de gêneroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este é um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar, que teve como objetivo investigar os significados, manifestações e estratégias presentes nas relações entre as crianças, elegendo-as como sujeito central da pesquisa. Em termos metodológicos, fundamenta-se na etnografia educacional, tendo priorizado como campo de pesquisa o cotidiano de uma escola pública. Para tanto nos valemos de observações no diário de campo, registro por meio de fotografias, registros e análises de desenhos, bem como das conversas informais que eram feitas com as crianças durante o período em que caminhavam pelo pátio da escola. Essa pesquisa procurou apontar tanto as ações que rompiam quanto àquelas que reproduziam a lógica da matriz heterossexual, a qual sustenta a analogia entre o menino e o gênero masculino e entre a menina e o gênero feminino, assim como a oposição desigualmente hierárquica entre essas associações. A análise do material coletado nesse processo, em que as crianças foram vistas como protagonistas, tiveram valorizadas suas experiências, suas falas, mostrando como se produzem estereótipos de gênero pautados nas relações de poder na escola. Essa pesquisa quer demonstrar, no entanto, que esse poder não é unilateral, que as crianças não somente reproduzem os estereótipos em suas condições de gênero, raça/etnia, idade e classe social, mas também os reinterpretam, contestando-os e desenvolvendo estratégias de oposição. Em termos teóricos, procuro estabelecer algumas aproximações entre os estudos atuais da sociologia da infância, as discussões sobre a escola, tendo como apoio os estudos realizados na perspectiva de gênero. Finalmente, entrar na escola e "ouvir" as crianças sobre sua condição social de ser menino ou menina neste espaço social, resultou em instigantes descobertas e reflexões que podem contribuir com a construção do campo de pesquisa sobre educação, infância e gênero no Brasil.Florianópolis, SCCarvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaWolff, Carlos Castilho2012-10-22T14:53:23Z2012-10-22T14:53:23Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f.| il.application/pdf237446http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88912porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:05:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:05:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
title Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
spellingShingle Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
Wolff, Carlos Castilho
Educação
Educação infantil
Escolas
Relações de gênero
title_short Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
title_full Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
title_fullStr Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
title_full_unstemmed Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
title_sort Como é ser menino e menina na escola: um estudo de caso sobre as relações de gênero no espaço escolar
author Wolff, Carlos Castilho
author_facet Wolff, Carlos Castilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Diana Carvalho de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolff, Carlos Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Escolas
Relações de gênero
topic Educação
Educação infantil
Escolas
Relações de gênero
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T14:53:23Z
2012-10-22T14:53:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 237446
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88912
identifier_str_mv 237446
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651989345632256