Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquez, Vinicius Andre Guckert
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222042
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2021.
id UFSC_e7056e6e33b8ee88534e907a4d347099
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222042
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-AranhaFísicaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoResistência à traçãoSuper-heróisDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2021.Esta dissertação relata o desenvolvimento e a aplicação de um produto didático dedicado à abordagem dos conceitos de tensão e força elástica para o ensino médio, através de uma perspectiva microscópica. O produto é composto por uma sequência didática, fundamentada na teoria educacional Educação 4.0, e um material de apoio, sendo este formado por três videoaulas, um texto de apoio e um roteiro experimental. Utilizou-se o meio audiovisual para exposição do conteúdo didático, sendo contextualizado com uma temática própria do público-alvo: o Homem-Aranha. O super-herói entra no contexto do produto didático ao se aproximar o comportamento de sua teia à um modelo de molas, que é abordado de maneira microscópica, através de forças de atração e repulsão. Para se analisar e discutir a eficácia do produto, o mesmo foi aplicado, de maneira remota, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Universitário UNIDAVI, localizado em Rio do Sul ? SC, levando duas semanas para a sua conclusão. Ao se analisar os resultados, constatou-se que o produto atingiu o seu objetivo, contribuindo para o aprendizado dos conceitos, além de despertar o interesse dos alunos pelos temas abordados. Por fim, destaca-se a importância do ensino contextualizado, criando laços emocionais entre alunos e conteúdo, gerando assim, um interesse maior pelos conceitos abordados nas aulas de física.Abstract: This dissertation reports on the development and application of a didactic product dedicated to approaching the concepts of tension and elastic strength for high school, through a microscopic perspective. The product consists of a didactic sequence, based on the educational theory Educação 4.0, and a support material, which consists of three video classes, a support text and an experimental script. The audiovisual medium was used to expose the didactic content, being contextualized with a theme specific to the target audience: Spider-Man. The superhero enters the context of the didactic product when approaching the behavior of his web to a model of springs, which is approached in a microscopic way, through forces of attraction and repulsion. To analyze and discuss the product's effectiveness, it was applied remotely to a first-year high school class at Colégio Universitário UNIDAVI, located in Rio do Sul - SC, taking two weeks to complete. When analyzing the results, it was found that the product reached its objective, contributing to the learning of concepts, in addition to arousing students' interest in the topics covered. Finally, the importance of contextualized teaching is highlighted, creating emotional bonds between students and content, thus generating a greater interest in the concepts covered in physics classes.Lavelli, Lara Fernandes dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaMarquez, Vinicius Andre Guckert2021-04-12T18:35:21Z2021-04-12T18:35:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf371504https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222042porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T18:35:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222042Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T18:35:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
title Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
spellingShingle Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
Marquez, Vinicius Andre Guckert
Física
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Resistência à tração
Super-heróis
title_short Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
title_full Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
title_fullStr Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
title_full_unstemmed Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
title_sort Uma abordagem microscópica da tensão e força elástica por meio dos poderes do Homem-Aranha
author Marquez, Vinicius Andre Guckert
author_facet Marquez, Vinicius Andre Guckert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lavelli, Lara Fernandes dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquez, Vinicius Andre Guckert
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Resistência à tração
Super-heróis
topic Física
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Resistência à tração
Super-heróis
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-12T18:35:21Z
2021-04-12T18:35:21Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371504
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222042
identifier_str_mv 371504
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926259105792