Caracterização aerodinâmica de uma aeronave não tripulada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202381 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCheida, Thiago RomiCuenca, Rafael Gigena2019-12-06T13:19:29Z2019-12-06T13:19:29Z2019-11-18https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202381TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial.Os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) que surgiram na década de 50 para fins militares ganharam novas habilidades e funções ao longo dos anos, sendo muito aplicados, por exemplo, na economia como os VANTs agrícolas, ou em estudos científicos em universidades e centros de pesquisa. Tendo isso em mente, foi feito um estudo de caracterização aerodinâmica de um VANT da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), buscando análises aerodinâmicos pelo Método dos Painéis com o auxílio do programa XFLR5. Estas análises aerodinâmicas consistiram em avaliar a estabilidade estática e dinâmica da aeronave, além de estimar o motor e a hélice para realizar a análise de desempenho do VANT. Com a caracterização aerodinâmica inicial pelo XFLR5 foi possível selecionar um motor de 430 W em conjunto com a hélice APC 13x4 e verificar seu desempenho aerodinâmico teórico para uma determinada missão. A partir destas análises foi possível verificar a atual condição de estabilidade da aeronave e montar uma nova configuração com os componentes estimados, que juntos forneceram novos valores para a estabilidade estática e dinâmica do VANT. Entretanto, identificou-se a instabilidade no modo espiral, sendo necessário fazer modificações no diedro e na empenagem para atingir a estabilidade dinâmica, sem alterar a condição de estabilidade dos outros modos.78Joinville, SCCaracterização aerodinâmica. Método dos Painéis. VANT. XFLR5. Estabilidade. Desempenho.Caracterização aerodinâmica de uma aeronave não tripuladainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/202381/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Thiago Romi Cheida.pdfTCC Thiago Romi Cheida.pdfTCC Thiago Romi Cheidaapplication/pdf1985850https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/202381/1/TCC%20Thiago%20Romi%20Cheida.pdf87b569d88b04c9d332f790981b3b6291MD51123456789/2023812019-12-06 10:19:30.174oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-06T13:19:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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