O apoio pedagógico aos estudantes na Universidade federal de Santa Catarina : um olhar dos gestores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214538 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019. |
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O apoio pedagógico aos estudantes na Universidade federal de Santa Catarina : um olhar dos gestoresUniversidades e faculdadesEstudantesEstudantes universitáriosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2019.A presente Pesquisa tem como objetivo compreender como se constitui, no olhar dos gestores, o SAP/CCA no processo de desenvolvimento da Política Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cuja coleta de informações compreendeu, em um primeiro momento, a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da realização de entrevistas semiestruturadas junto aos Gestores da UFSC que são responsáveis pelos setores envolvidos diretamente com a implementação da Política Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes e com os quais o SAP/CCA se articula para desenvolver suas atividades. A análise das informações coletadas foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que os entrevistados consideram que a principal atividade desenvolvida pelo SAP/CCA consiste na Orientação Acadêmica aos estudantes dos cursos de graduação, de forma individual, conforme suas necessidades. O apoio pedagógico desenvolvido pelo SAP/CCA é relevante porque concebem que o corpo estudantil necessita não apenas de Orientação Acadêmica, mas de Orientação Profissional e Pessoal. No tocante à Política Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes, o Estudo evidenciou que os gestores concebem esta Política como muito fragilizada dentro da Instituição, demonstrando dificuldade em caracterizar a maneira como se inter-relaciona com o SAP/CCA. Os gestores desconhecem o marco legal da Política Pública de Assistência Estudantil, nos termos do PNAES, ainda que consigam materializar essa Política Pública por meio das ações de assistência estudantil executadas pela UFSC. Os gestores percebem que existe uma interação entre a Política Pública de Assistência Estudantil e a Política Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes por compreenderem que o apoio pedagógico também integra a assistência estudantil, ainda que percebam que as ações de assistência estudantil materializadas na UFSC estejam focadas nos auxílios financeiros. No contexto deste Estudo, uma contradição se evidencia: ao mesmo tempo que o SAP/CCA é concebido como um Setor fundamental para o desenvolvimento do apoio pedagógico aos estudantes do CCA, é negado como uma Política Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes. Com o intuito de superar esta contradição são propostas ações para potencializar o SAP/CCA como parte integrante da Política Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes.Abstract: This research aims to understand how, in the eyes of managers, SAP/CCA is constituted in the process of developing the Institutional Policy of Pedagogical Support to Undergraduate Students. This is a qualitative case study, whose information gathering comprised, at first, the bibliographic and documentary research, followed by semi-structured interviews with the managers of UFSC which are responsible for the sectors directly involved with the implementation of the Institutional Policy of Pedagogical Support to Students and with which SAP/CCA articulates to develop its activities. The analysis of the collected information wasdone through the content analysis technique. The survey results show that respondents consider that the main activity developed by SAP/CCA consists of Academic Orientation to undergraduate students individually, according to their needs. The pedagogical support developed by SAP/CCA is relevant because they conceive that the student body needs not only Academic Orientation, but Professional and Personal Orientation. Regarding the Institutional Policy of Pedagogical Support to Students, the Study showed that managers conceive this Policy as very fragile within the Institution, showing difficulty in characterizing the way it interrelates with SAP/CCA. The managers are unaware of the legal framework of the Student Assistance Public Policy, under the terms of the PNAES, even though they can materialize this Public Policy through the student assistance actions carried out by UFSC. Managers perceive that there is an interaction between the Student Assistance Public Policy and the Institutional Student Support Policy because they understand that the pedagogical support also integrates the student assistance, even though they realize that the student assistance actions materialized at UFSC are focused on the students financial aid. In the context of this Study, a contradiction is evident: while SAP/CCA is conceived as a fundamental Sector for the development of pedagogical support to CCA students, it is denied as an Institutional Policy of Pedagogical Support to Students. In order to overcome thiscontradiction, actions are proposed to enhance the SAP/CCA as an integral part of the Institutional Policy for Pedagogical Support to Students.Búrigo, Carla Cristina DutraUniversidade Federal de Santa CatarinaBastos, Ana Carla2020-10-21T21:06:45Z2020-10-21T21:06:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368702https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214538porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:06:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214538Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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