Ações estratégicas de marketing da Universidade Corporativa Seguros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129445 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014. |
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Ações estratégicas de marketing da Universidade Corporativa SegurosAdministraçãoUniversidade corporativaMarketingDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.A recente dissertação, elaborada por meio de um estudo de caso, tem como objetivo principal analisar como ações estratégicas de marketing utilizadas por uma Universidade Corporativa, relativa à empresa Mongeral Aegon, apoiam para o alcance dos seus objetivos. O cenário da Universidade Corporativa no Brasil decorreu na década de 90, quando o setor empresarial passa a desenvolver iniciativas de programas de treinamento e aprendizagem para o local de trabalho, ou seja, investir na educação do próprio corpo de funcionários da empresa. Com o crescimento vertiginoso desse mercado, percebe-se a necessidade de as organizações conciliarem os conhecimentos adquiridos aos seus objetivos estratégicos. Com relação às propostas metodológicas, quanto aos fins, observa-se o predomínio da pesquisa descritiva, ainda, quanto aos meios, a investigação caracterizou-se como estudo de caso, documental e bibliográfica. A análise dos dados teve o aporte qualitativo. O tratamento dos dados foi realizado a partir do registro detalhado que ocorreu, na prática, durante entrevistas realizadas junto aos gerentes, e que possibilitaram a análise do ambiente competitivo, identificando-se ações estratégicas de marketing utilizadas pela Universidade Corporativa em estudo, no que tange à aplicação do Composto de Marketing na definição das suas estratégias. Os resultados obtidos, quanto à estratégia de produto, identificou-se a utilização de parceria com uma instituição de ensino superior; na estratégia de preço, a gratuidade dos cursos oferecidos; como estratégia de praça, a inovação de canais de comunicação com o uso de determinados diferenciais; como estratégia de promoção, tem-se a utilização de mídias internas; na estratégia de pessoas, aponta-se a qualidade do corpo docente; como estratégia de processos, verifica-se a realização do ensino a distância; e, por último, sobre a estratégia de provas físicas, nota-se que estas apresentam a estrutura necessária para o funcionamento do ensino. A pesquisa atingiu, portanto, o seu propósito, pois, com a análise da universidade corporativa estudada, no que diz respeito à realização de ações estratégicas de marketing, foi possível concluir que ela permite não somente o desenvolvimento de talentos para a empresa Mongeral Aegon, mas também o alcance dos seus objetivos estratégicos.<br>Abstract : The recent dissertation, elaborated through a case study aims to analyze how strategic marketing initiatives in a Corporate University on the Aegon Mongeral company help to achieve its objectives. The scenario of the corporate university in Brazil took place in the 90s, when the corporate sector started to develop initiatives in training and learning programs for the workplace. In other words, it started when the sector started investing in its own employees. With the rapid growth of this market, we see the need for organizations to reconcile their knowledge to their strategic objectives. Regarding methodological proposals, considering the purposes, there is the prevailing of the descriptive research, , and also, as to the means, the research has been characterized as a case study, a documental and a literature research, in a qualitative approach. Data analysis was performed using the detailed record that occurred in practice during the interview with the managers, wich allowed the analysis of the competitive environment and the identification of the strategic marketing actions used by the Corporate University study, considering the use of the Marketing Mix in defining strategies. As results, it was identified that the product strategy meets with the use of partnership with an institution of higher education; about the pricing strategy, it was noticed the gratuitousness of the courses offered, how to square the innovation strategy of communication channels with differential; as a promotional strategy, there is the use of internal media; about the people strategy, there is the quality of the faculty; as a process strategy, it was observed the conduction of the distance learning; and, finally, the physical evidence present strategy is required for the functioning of the educational structure. Finally, the study achieved its purpose, because it was possible to conclude that the corporate university study, to carry out strategic marketing initiatives, not only allows the development of talent for the company Mongeral Aegon, but also the achievement of its strategic objectives.Jacobsen, Alessandra de LinharesUniversidade Federal de Santa CatarinaPickler, Cibelli de Medeiros2015-02-05T21:06:17Z2015-02-05T21:06:17Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 p.| il.application/pdf327877https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129445porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:06:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129445Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:06:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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