A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristofolini, Arlei
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Reinert, José Nilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97145
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de liberdade na formação acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e a coleta de dados será por meio de identificação do número de disciplinas optativas que cada curso oferece na UFSC. Será analisada a estrutura curricular de cada curso de graduação da UFSC verificando qual a quantidade de horas/aulas de disciplinas optativas que o estudante poderá realizar. Para tanto, será utilizado o sítio eletrônico da UFSC. Estas quantidades serão ordenadas por curso e será verificado onde o grau de liberdade é maior, intermediário e menor. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Foi feito um primeiro levantamento e descobriu-se que as disciplinas optativas, caracterizadas aqui de “liberdade condicionada” e “liberdade plena”, estão ainda muito aquém do limite de 20% da carga horária mínima do curso fixada pelo Conselho Nacional de Educação - CNE que permite a livre escolha ao estudante. A Universidade realmente restringe, impondo o limite de 20% de liberdade de escolha, mas, mesmo assim, a maioria dos cursos não o utiliza. A proposta da LDB de maior liberdade de escolha, permitindo um melhor aproveitamento dos inúmeros espaços acadêmicos ociosos que a universidade tem geralmente em grande quantidade, onde o estudante poderia participar de programas que interessasse para seus estudos e projetos. Nesse sentido, uma maior liberdade de escolha poderia gerar muitos resultados positivos, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, porque abrangeria mais estudantes com os mesmos recursos, já instalados e disponíveis.
id UFSC_e7755f4a13c1f0cddf80d8084d53bbea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97145
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃOEste trabalho tem por objetivo verificar o grau de liberdade na formação acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e a coleta de dados será por meio de identificação do número de disciplinas optativas que cada curso oferece na UFSC. Será analisada a estrutura curricular de cada curso de graduação da UFSC verificando qual a quantidade de horas/aulas de disciplinas optativas que o estudante poderá realizar. Para tanto, será utilizado o sítio eletrônico da UFSC. Estas quantidades serão ordenadas por curso e será verificado onde o grau de liberdade é maior, intermediário e menor. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Foi feito um primeiro levantamento e descobriu-se que as disciplinas optativas, caracterizadas aqui de “liberdade condicionada” e “liberdade plena”, estão ainda muito aquém do limite de 20% da carga horária mínima do curso fixada pelo Conselho Nacional de Educação - CNE que permite a livre escolha ao estudante. A Universidade realmente restringe, impondo o limite de 20% de liberdade de escolha, mas, mesmo assim, a maioria dos cursos não o utiliza. A proposta da LDB de maior liberdade de escolha, permitindo um melhor aproveitamento dos inúmeros espaços acadêmicos ociosos que a universidade tem geralmente em grande quantidade, onde o estudante poderia participar de programas que interessasse para seus estudos e projetos. Nesse sentido, uma maior liberdade de escolha poderia gerar muitos resultados positivos, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, porque abrangeria mais estudantes com os mesmos recursos, já instalados e disponíveis.INPEAU2012-11-07T19:07:40Z2012-11-07T19:07:40Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97145Cristofolini, ArleiReinert, José Nilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T14:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97145Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T14:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
title A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
spellingShingle A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
Cristofolini, Arlei
title_short A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
title_full A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
title_fullStr A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
title_full_unstemmed A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
title_sort A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
author Cristofolini, Arlei
author_facet Cristofolini, Arlei
Reinert, José Nilson
author_role author
author2 Reinert, José Nilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristofolini, Arlei
Reinert, José Nilson
description Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de liberdade na formação acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e a coleta de dados será por meio de identificação do número de disciplinas optativas que cada curso oferece na UFSC. Será analisada a estrutura curricular de cada curso de graduação da UFSC verificando qual a quantidade de horas/aulas de disciplinas optativas que o estudante poderá realizar. Para tanto, será utilizado o sítio eletrônico da UFSC. Estas quantidades serão ordenadas por curso e será verificado onde o grau de liberdade é maior, intermediário e menor. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Foi feito um primeiro levantamento e descobriu-se que as disciplinas optativas, caracterizadas aqui de “liberdade condicionada” e “liberdade plena”, estão ainda muito aquém do limite de 20% da carga horária mínima do curso fixada pelo Conselho Nacional de Educação - CNE que permite a livre escolha ao estudante. A Universidade realmente restringe, impondo o limite de 20% de liberdade de escolha, mas, mesmo assim, a maioria dos cursos não o utiliza. A proposta da LDB de maior liberdade de escolha, permitindo um melhor aproveitamento dos inúmeros espaços acadêmicos ociosos que a universidade tem geralmente em grande quantidade, onde o estudante poderia participar de programas que interessasse para seus estudos e projetos. Nesse sentido, uma maior liberdade de escolha poderia gerar muitos resultados positivos, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, porque abrangeria mais estudantes com os mesmos recursos, já instalados e disponíveis.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-07T19:07:40Z
2012-11-07T19:07:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97145
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366191263744